PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 2 de julho de 2022

Questão de Sociologia - UECE 2020/1 - Atente para o seguinte excerto a respeito das crises econômicas globalizadas dos últimos anos:

UECE 2020/1 - Atente para o seguinte excerto a respeito das crises econômicas globalizadas dos últimos anos:

“Nessa segunda década do século XXI, [...], praticamente não se fala em globalização. Apesar da constatação de que, de fato, vivemos em um mundo globalizado, principalmente em função da rede mundial de comunicações comandada pela Internet, esse termo não aparece com frequência nos noticiários. Pelo contrário, desde 2008 a economia mundial entrou em mais uma crise, de grandes proporções – e, desde então, somente se fala sobre isso, ou seja, sobre a crise e seus efeitos, como por exemplo, a queda na produção industrial e o aumento do desemprego, principalmente nos países mais pobres.

De acordo com dados apurados pela instituição financeira Credit Suisse, em seu Informe sobre a Riqueza Global, 1% da população mundial (ou seja, os habitantes que têm bens patrimoniais avaliados em cerca de 760,000 dólares), possuem tanto dinheiro quanto os demais 99% do planeta. Essa diferença enorme só faz aumentar desde 2008, a ponto de a Credit Suisse concluir que, se a crise for interrompida, os ricos sairão dela mais ricos, ‘tanto em termos absolutos como relativos, e os pobres, relativamente mais pobres’”. 
OLIVEIRA, L. F. de e COSTA, R. C. R. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4ª ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. Adaptado. 
Partindo desse entendimento de Oliveira e Costa, no que diz respeito às crises econômicas globalizadas dos últimos anos, é correto dizer que 
A) com a rede mundial de computadores, a globalização deu lugar a uma economia que é centralizada e se encontra em crises constantes. 
B) as crises econômicas globais e suas consequências socioeconômicas tomaram conta das discussões mundiais e pouco se pensa hoje a globalização. 
C) a globalização deste início de século é caracterizada pela industrialização dos países pobres e pelo aumento dos empregos nesses países. 
D) as crises da economia mundial produzem menos riqueza concentrada e menos pobreza pelos países da periferia capitalista.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: