UECE 2020/1 - A Sociologia conceitua “juventude” como uma “categoria social” que não possui definições fixas ou referenciais estáveis, pois qualquer definição está estreitamente ligada por condições psicológicas, históricas e socioculturais tais como condição de classe social, condição de gênero, orientação sexual, pertencimento a grupos étnicos, entre outras condicionalidades a que os jovens possam estar atrelados. Contudo, nenhuma de tais condições, de modo isolado, é o bastante para definir este conceito satisfatoriamente. Para complementar, a Sociologia compreende que a juventude é uma concepção fabricada pelos próprios indivíduos, tidos como jovens, para significar uma série de comportamentos e atitudes a ela atribuídos
(GROPPO, 2000). GROPPO, L. A. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.
No que concerne ao conceito de “juventude”, assinale a opção que corresponde a uma proposição sociologicamente correta.
A) A Sociologia, de modo geral, toma o conceito de juventude como um dado biológico, ou seja, como algo natural a todos os seres humanos.
B) A definição de juventude está fundada unicamente na condição de classe social a que um indivíduo dessa faixa etária pertence e no seu grupo étnico.
C) A juventude é determinada pelo período de vida entre a infância e a vida adulta, e passa por transformações dinâmicas da fisiologia do organismo.
D) As concepções sociológicas sobre a categoria juventude podem ser concedidas pelos próprios grupos sociais chamados genericamente de jovens.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário