UFRN 2017 - O Rio Grande do Norte vivenciou situações diferenciadas desde sua integração à América portuguesa até a atualidade. Considerando os aspectos político-administrativos da época colonial até a República, verifica-se que,
A) na época da Regência, foi levado a cabo um projeto de descentralização, que, com a criação da Guarda Nacional, possibilitou uma composição dos grupos dominantes com a massa de homens livres e pobres na província.
B) após a implantação do regime militar em 1964, a realização de eleições livres para governador do estado possibilitou a emergência de uma nova oligarquia política, liderada por Dinarte Mariz.
C) na época colonial, em razão das constantes interferências do poder central nas capitanias, era insignificante o poder exercido pelas Câmaras Municipais, instaladas nas localidades que tinham a categoria de vila.
D) no período da República Velha, o estado foi controlado por duas oligarquias: Albuquerque Maranhão e Bezerra de Medeiros, ligadas às atividades açucareira e algodoeira, respectivamente.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário