PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Questão de História - MACKENZIE 2008 - (...) Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seus princípios

MACKENZIE 2008 - “(...) Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ‘Nós acreditamos que esta verdade seja evidente por si, que todos os homens são criados iguais.’ 
(...) Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro pequenos filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. (...)” 
“(...) Não temos alternativa senão protestar: Por muitos anos, demonstramos uma assombrosa paciência. Por vezes, demos a nossos irmãos brancos a impressão de que gostávamos do modo como estávamos sendo tratados. Mas viemos aqui hoje para sermos salvos dessa paciência, que nos tem feito pacientes com tudo que não seja a liberdade e a justiça.” 
(...) “(...) A ação franca não violenta procura criar uma tal crise e fomentar uma tal tensão que a comunidade que se tem constantemente recusado a negociar é forçada a enfrentar a questão. Procura-se assim dramatizar a questão a fim de que ela não possa mais ser ignorada. 
(...) Sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; é preciso que ela seja exigida pelo oprimido”. 

Os trechos acima são de discursos e escritos de um dos mais eloquentes oradores norte-americanos do século XX, cuja importância, na história de seu país, é lembrada anualmente com um dia feriado em seu nome. A respeito dessa personagem histórica, afirma-se que 
I. liderou um amplo movimento social contra a segregação racial oficial e pela igualdade de direitos civis da população negra de seu país. 
II. fervoroso pastor protestante, viu-se obrigado a apoiar a guerra que os EUA travavam contra o Vietnã, entendida por ele como uma cruzada contra o ateísmo comunista. 
III. pôs, em ação, táticas não violentas de organização e mobilização política, transformando o protesto pacífico em poderosa arma de luta social, como no célebre boicote à lei de segregação nos transportes públicos em Montgomery. 

Assinale 
a) se apenas I é correta. 
b) se apenas I e II são corretas. 
c) se apenas I e III são corretas. 
d) se apenas II e III são corretas. 
e) se I, II e III são corretas.

RESPOSTA:
Letra C.

A proposição II é incorreta porque Martin Luther King posicionou-se contra a Guerra do Vietnã, por duas razões: 1) o pacifismo inerente a sua luta em prol dos direitos civis dos negros; 2) o número de afrodescendentes recrutados para a guerra era superior à proporção de negros na população dos Estados Unidos — o que configurava uma tendência deliberada do governo Nixon no sentido de esvaziar os movimentos negros no país.

Nenhum comentário: