PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de julho de 2022

Questão de Geografia - UNIPAM 2018 - Leia o fragmento abaixo Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de [...] Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país.

UNIPAM 2018  - Leia o fragmento abaixo Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de [...] Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquenário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades. (SANTOS, M.; SILVEIRA, M. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Com adaptações). 

Assinale a alternativa que apresenta a proposta de regionalização que se pauta nas considerações desse fragmento de texto. 
a) Divisão Geoeconômica, proposta em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger. Tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional. Reflete os arranjos espaciais resultantes da industrialização do país e divide o país em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Centro-sul, Nordeste e Amazônia. 
b) Divisão que tem como principal critério para sua criação o meio técnico-científico-informacional, considerando que a informação e as finanças estão irradiadas de maneira desigual e distinta pelo território brasileiro. Essa divisão estabelece quatro regiões de acordo com o grau de modernização, de informação e das finanças no território brasileiro. 
c) Proposta de divisão e classificação segundo Aziz Ab‘Saber. Considera os domínios morfoclimáticos brasileiros, que são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas. Esses aspectos possibilitam a delimitação de seis regiões. 
d) Divisão Político-Administrativa, que divide o Brasil em cinco regiões. Foi proposta pelo IBGE em 1970, com uma alteração em 1988, quando Tocantins foi desmembrado de Goiás, tornando-se um estado autônomo. Respeita os limites políticos dos estados e agrupa unidades com características semelhantes, a partir de determinados critérios.

RESPOSTA:
Letra B.

Um comentário:

GOOGLE TV – Tudo que você precisa Saber disse...

Resposta letra B!

Otimo blog!! Gostei muito!