MACKENZIE 2008 - O Brasil enfrentou vários obstáculos para a sua plena inserção na atual Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica, que teve início a partir da Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os dias atuais. A respeito do assunto, considere as afirmações abaixo.
I. O constante e crescente mau uso do dinheiro público, a corrupção e o superfaturamento de obras públicas comprometeram a fixação das prioridades nacionais, entre elas a educação, a ciência e a tecnologia.
II. A situação do Brasil, quanto às suas dívidas interna e externa, compromete a canalização de recursos para investimentos em educação e pesquisas científicas ou tecnológicas, agravando nossa dependência em relação ao exterior.
III. Se houvesse uma maior prática política do clientelismo, resultaria em garantia de financiamentos de projetos de interesse nacional, entre eles o desenvolvimento científico e tecnológico, pondo fim à concessão de privilégios apenas à classe agroexportadora.
Dessa forma,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) apenas I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
RESPOSTA:
Letra D.
A respeito da inserção do Brasil na Terceira Revolução
Industrial após a Segunda Guerra Mundial, podemos
afirmar que foi um processo tardio devido à falta de
investimentos públicos em educação, ciência e tecnologia, como apresentado no item I, além do comprometimento de grande parte do orçamento público no pagamento das dívidas interna e externa, mesmo sob a forma
de juros, como evidenciado no item II.
O item III está incorreto quando afirma que o clientelismo garantiria o financiamento de projetos e poria fim
aos privilégios da classe agroexportadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário