PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Questão de Geografia - CEDERJ 2022.2 - Considere o texto sobre o conflito geopolítico na Eurásia. A invasão russa da Ucrânia começou em fevereiro de 2022

CEDERJ 2022.2 - Considere o texto sobre o conflito geopolítico na Eurásia.
A invasão russa da Ucrânia começou em fevereiro de 2022, deixou várias cidades destruídas e mais de 5,5 milhões de refugiados, segundo a ONU. O foco do Exército russo no momento é a parte sul do país, principalmente as regiões portuárias, como a cidade de Mariupol. Contudo, Rússia não usará armas nucleares na Ucrânia, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Alexei Zaitsev. O porta-voz disse à imprensa que o uso de armas nucleares pela Rússia — um risco que as autoridades ocidentais discutiram publicamente — não era aplicável ao que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia. 

Disponível em: https://noticias.r7. com/internacional/russia-nao-usara-armas-nucleares-naucrania-diz-ministerio-das-relacoes-exteriores-do-pais06052022. Acesso em: 05 maio 2022. Adaptado. 

Esse conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia tem origem no seguinte episódio: 
(A) adesão efetiva da Ucrânia à OTAN. 
(B) ocupação da Ucrânia pelas forças da ONU. 
(C) anexação da região da Criméia pela Rússia. 
(D) fabricação russa de equipamentos nucleares.
 
RESPOSTA:
Letra C.

A anexação da região da Crimeia em 2014 deflagrou uma série de ações do governo russo que culminou na invasão militar da Ucrânia em 2022.

Nenhum comentário: