PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 16 de julho de 2022

Exercícios sobre Problemas Socioambientais - com gabarito

Questão 01 - ENEM 2011 - Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos. 
GROSSARD. C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, n.o 36. 2010 (adaptado) 

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição, 
a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado. 
b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões. 
c) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades. 
d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos. 
e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

Questão 02 - ENEM 2010 - Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio. RICARDO, B.; 
RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001- 2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado). 
A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre 
a) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental. 
b) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado. 
c) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. 
d) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas. 
e) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

Questão 03 - ENEM PPL 2021 - Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas. por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente. 
IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado) 

Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a 
a) adoção de energias limpas. 
b) fiscalização de fontes hídricas. 
c) utilização de controle biológico. 
d) formação de cooperativas rurais. 
e) conservação de parques naturais.

Questão 04 - PUC-RIO 2000 - As grandes cidades dos países pobres concentram graves problemas socioambientais, EXCETO:
(A) ausência de rede de esgotos.
(B) precariedade dos transportes públicos.
(C) altos índices de doenças infectocontagiosas.
(D) "déficit" de moradias e de abastecimento d'água.
(E) aumento dos empregos no mercado formal.

Questão 05 - UFV 2005 -  O texto abaixo descreve uma situação representativa dos problemas socioambientais que ocorrem em várias cidades brasileiras. 
Muitos estragos e danos materiais, felizmente sem acidentes fatais, foram registrados em diversos pontos de Viçosa (MG), nesta semana, em consequência das chuvas persistentes que caíram durante toda a noite da última quarta-feira e manhã do dia seguinte. Felizmente não houve acidentes fatais, como em janeiro de 1986 (4 mortos) e de 2001 (3 mortos) e 100 pessoas ficaram desalojadas e 40 famílias desabrigadas. [...] Como ocorre anualmente a fragilidade (ou falta) da infraestrutura de urbanização ficou mais uma vez exposta [...] um muro de arrimo cedeu, derrubando os fundos de uma casa. [...] no centro, uma casa está com seu alicerce exposto devido à queda de um barranco. [...] uma casa, a exemplo do ano passado foi inundada [...]. 
(CHUVAS fortes: rios sobem, morros descem. Folha da Mata, Viçosa (MG), p.5, 24 jan. 2004.) 
Entre os motivos responsáveis pelos problemas socioambientais urbanos, assinale aquele a que se refere o texto acima: 
a) Ocupação irregular de áreas de risco, tais como encostas íngremes e margens de cursos d’água. 
b) Asfaltamento das ruas, que expõe o solo à erosão, provocando o deslizamento de encostas. 
c) Previsão meteorológica deficiente, que não consegue prever a grande quantidade de chuva. 
d) Especulação imobiliária, que expulsa a população carente para áreas de risco. 
e) Falta de conscientização ambiental da população que ocupa as margens dos cursos d’água.

Questão 06 - ENEM 2011 - O professor Paulo Saldiva pedala 6 quilômetros em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, com - postos orgânicos e outras substâncias nocivas. 
Escobar, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008. 

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de 
a) ampliação da taxa de fecundidade. 
b) diminuição da expectativa de vida. 
c) elevação do crescimento vegetativo. 
d) aumento na participação relativa de idosos. 
e) redução na proporção de jovens na sociedade.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - C
04 - E
05 - A
06 - B

Nenhum comentário: