PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Exercícios sobre os Pontos extremos do Brasil - com gabarito

Questão 01 - UFT 2009
De acordo com a figura, arque a alternativa que representa corretamente os pontos extremos do Brasil e suas respectivas localizações 
(A) Ao Norte, Cabo Orange, em Roraima; ao Leste, a Ponta do Seixas, na Paraíba; ao Sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana, no Acre. 
(B) Ao Norte, a Serra do Caburaí, em Roraima; ao Leste, a Ponta do Seixas, na Paraíba; ao Sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana, no Acre. 
(C) Ao Norte, o Cabo Orange, no Amapá; ao Leste, a Ponta do Seixas, em Pernambuco; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana, no Acre. 
(D) Ao Norte, a Serra do Caburaí, no Amapá; ao Leste, a Ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana no Amazonas.

Questão 02 - Banca ADVISE 2019 - Analise o trecho e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna. A _____________ fica a 14 km do centro de João Pessoa, capital da Paraíba. Dos pontos extremos do País, ela é o único que é, ao mesmo tempo, extremo do País e do continente, e tem uma faixa de areia de aproximadamente de 1,5 km de extensão. 
A) Ponta dos Pássaros. 
B) Ponta Azul. 
C) Ponta do Seixas. 
D) Ponta do Mundo. 
E) Ponta de Cinzas.

Questão 03 - Banca IBADE 2019 - O Brasil possui a 5ª maior extensão territorial entre os países do mundo, vale observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância Leste-Oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. No Estado do Acre, fica localizado o limite ocidental extremo do país, conhecido como: 
A) Ponta do Seixas. 
B) Serra Imeri. 
C) Arroio Chuí. 
D) Nascente do Rio Moa. 
E) Rio Branco.

Questão 04 - Banca INEP 2018 - Leia atentamente os versos a seguir.

"Arrumei as minhas malas,
E de viagem sai,
Pra conhecer o Brasil,
Do Iapoque ao Chuí,
E pra falar a verdade,
Eu tenho muita saudade,
De tudo que conheci [...]”
(Canção “Do Oiapoque Ao Chuí”, Teodoro e Sampaio).

Na canção, a expressão do “Iapoque ao Chuí” refere-se a dois extremos do Brasil. No entanto, por meio de novos estudos, descobriu-se que o ponto geográfico mais setentrional do País não está localizado no município de Oiapoque. Assinale a alternativa correta correspondente ao ponto extremo setentrional do Brasil.
A) Nascentes do Rio Moa, na Serra de Contamana. 
B) Nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí. 
C) Nascentes do Rio Araguari, na Serra do Tumucumaque. 
D) Nascentes do Rio Içana, na Serra do Tunuí. 
E) Nascentes do Rio Curuá, na Serra do Cachimbo.

Questão 05 - Banca OMINI  2022 - O limite do Brasil ao norte que é utilizado para separar o nosso país e a Venezuela, mais precisamente no Estado de Roraima, é: 
a) Rio Oiapoque. 
b) Monte Caburaí. 
c) Arroio Chuí. 
d) Pico da neblina.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - D
04 - B
05  - B

Nenhum comentário: