Questão 01 - UPF 2022/2 - “A Ucrânia foi invadida em 24 de fevereiro de 2022 por tropas russas. A Rússia tem mobilizado tropas na fronteira com a Ucrânia desde o ano passado, demonstrando que a invasão seria algo iminente. Este conflito não é recente, remonta a dominação da Ucrânia pelo Império Russo, e posteriormente, com a Revolução Russa de 1917, houve a anexação da Ucrânia como uma de suas quinze repúblicas. Em 1991, com o fim da Guerra Fria, as divergências entre as nações se acirraram com a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a independência dessas repúblicas, entre elas a Ucrânia. A partir deste fato, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) criada em 1949, durante a Guerra Fria, passou a se expandir e incorporar mais países do Leste Europeu. A Ucrânia seria o próximo país a se tornar um membro da OTAN, após a sua aprovação”.
(Fonte: https://www.bbc.com. Acesso em: 10 maio 2022).
De acordo com o conflito em questão, as afirmativas a seguir estão corretas, exceto:
a) A Ucrânia está sozinha neste acontecimento, uma vez que países como Estados Unidos e Reino Unido não têm nada a perder com o acirramento desta guerra.
b) Desde o começo da guerra, a Rússia já avançou sobre parcelas significativas da Ucrânia próximas às suas fronteiras: no nordeste, leste e sudeste, mas a população ucraniana vem resistindo bravamente à invasão de seu território, usando as mais variadas táticas.
c) A partir da sua independência em 1991, a Ucrânia se aproximou de nações ocidentais, nas áreas política, econômica e cultural, vista com desconfiança pela Rússia, por temer perder áreas de influência.
d) O presidente da Rússia Vladimir Putin havia reconhecido a independência das províncias separatistas de Donetsk e Luhansk, que ficam próximas da fronteira, gerando sanções econômicas do ocidente.
e) A tentativa de entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) representou uma ameaça crescente no flanco ocidental da Rússia.
Questão 02 - MetroCapital Soluções 2022 - Após meses de escalada militar e tensão na fronteira com a Ucrânia, a Rússia atacou o país do Leste Europeu no amanhecer do dia 24 de fevereiro, quando as forças russas começaram a bombardear diversas regiões do país. A escalada no conflito de anos entre a Rússia e a Ucrânia desencadeou a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria, levantando o espectro de um confronto perigoso entre as potências ocidentais e Moscou.
(Fonte: cnnbrasil.com.br)
Sobre as tensões entre Rússia e Ucrânia, é correto afirmar que:
(A) A Rússia foi dominada pelo Império Ucraniano e teve sua independência ucraniana apenas em 1991.
B) A aproximação da Ucrânia com o Ocidente é vista com desconfiança pela Rússia, que teme a perda de uma importante área de influência.
C) A Ucrânia não recebeu apoio de nações ocidentais, como os Estados Unidos e o Reino Unido, para impedir uma possível invasão russa.
D) Durante o contexto soviético, a população russa teve a sua liberdade reprimida pela Ucrânia, por meio da imposição de práticas culturais e linguísticas.
E) Um dos motivos da atual guerra é a invasão ucraniana na península da Crimeia, parte do território russo, em 2014.
Questão 03 - IBADE 2022 - As forças russas lançaram uma invasão em grande escala da vizinha Ucrânia, com ataques espalhados por cidades de todo o país. Várias pessoas foram mortas e milhares fugiram de suas casas.
(Fonte: Agência de notícias da BBC News, fevereiro de 2022).
Neste contexto, assinale a alternativa correta.
A) A Ucrânia fica na porção oeste da Europa e não faz fronteira com a Rússia.
B) A Ucrânia faz parte da OTAN desde 1992.
C) A Ucrânia fez parte da União Soviética, mas tornou-se independente em 1991.
D) A Ucrânia possui vantagem bélica em relação à Rússia.
E) A Ucrânia compõe a União Europeia desde sua criação.
Questão 04 - FUNDATEC 2022 - Em fevereiro de 2022, o mundo assistiu com apreensão a invasão da Ucrânia por tropas russas. Dentre os motivos que desencadearam essa guerra, está:
A) A intenção da Ucrânia em ingressar na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
B) O fim das exportações de alimentos da União Europeia para a Rússia.
C) A exclusão da Ucrânia como país membro da União Europeia.
D) A instalação de arsenal nuclear em território polonês.
E) A entrada de imigrantes ilegais ucranianos em território húngaro.
Questão 05 - FENAZ DO PARÁ 2022 - A Ucrânia foi invadida pela Rússia no dia 24 de fevereiro de 2022, o que provocou uma crise entre os países ocidentais, especialmente os Estados Unidos (EUA) e o presidente russo Vladimir Putin. Desde então, as relações entre a maioria dos países europeus ficaram estremecidas... os EUA, de um lado, e a Rússia do outro. A continuidade do conflito tem provocado diversas consequências, dentre as quais merece destaque a (o)
A) redução dos preços internacionais do petróleo e do gás natural.
B) queda nos preços dos insumos e dos produtos agrícolas.
C) cooperação militar entre a China e os Estados Unidos, contra a Rússia.
D) crise humanitária, com o aumento do número de refugiados.
E) fim da aliança militar criada pelos Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN.
Questão 06 - CETREDE 2023 - Um dos motivos que explicam a invasão da Ucrânia pela Rússia é
a) maior aproximação da Ucrânia com a OTAN.
b) anexação da Ucrânia pelos Estados Unidos.
c) divergência religiosa.
d) independência da Rússia.
e) disputa eleitoral.
Questão 07 - FMC 2022/2 - Considere a imagem e o texto sobre o conflito geopolítico na Ucrânia.
Militares ucranianos disseram que estão retirando as suas tropas da usina siderúrgica de Azovstal, último ponto de resistência ucraniana em Mariupol. Assim, depois de meses de bombardeio, a cidade portuária passa a ser controlada pela Rússia. A perda de Mariupol é considerada uma derrota significativa para a Ucrânia. “O comando militar supremo ordenou aos comandantes das unidades em Azovstal que salvem a vida do pessoal”, disse um representante do Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas.
Disponível em: https://www.poder360.com.br/europa-emguerra/depois-de-meses-de-bombardeios-ucrania-cedemariupol-a-russia/. Acesso em: 17 maio 2022. Adaptado.
Nesse conflito, o controle russo sobre Mariupol é considerado estratégico devido aos seguintes fatores geográficos:
A) aglomeração populacional e acesso terrestre a Kiev.
B) saída para o Mar Negro e acesso à região da Crimeia.
C) concentração industrial e fronteira com a Bielorrússia.
D) localização no oeste do país e fronteira com a Polônia.
E) localização no centro do país e contato com a Crimeia.
GABARITO
01 - A
02 - B
03 - C
04 - A
05 - D
06 - A
07 - B
2 comentários:
Muito agradeçido, você é top!
muito obrigado
Postar um comentário