Questão 01 - UFAL 2017 - No dia 13 de dezembro de 1838, começou a Guerra [...]. Foi uma das maiores e mais significativas rebeliões populares já registradas [...] e com forte repercussão em todo o país. Os milhares de “caboclos” e “negros quilombolas”, que pegaram em armas no Maranhão no fim do Período Regencial, não devem ser considerados como meros bandidos, porque os seus crimes, os desatinos cometidos, as violências e atrocidades foram consequências e não causa dessa guerra.
JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. [...]: construção da memória histórica. HISTÓRIA, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 41-76, 2005 (adaptado).
O texto destaca a revolta conhecida como
A) Balaiada.
B) Sabinada.
C) Cabanagem.
D) Revolta dos Malês.
E) Guerra dos Farrapos.
Questão 02 - ALBERT EINSTEIN 2018 - Durante o período Regencial (1831-1840) ocorreram no Brasil várias rebeliões provinciais, expressões, ao mesmo tempo, das lutas das elites pelo poder local e por maior autonomia das províncias, e da marginalização das camadas populares, empobrecidas e excluídas da participação política. A revolta que, ocorrida no Maranhão, contou também com a participação de escravos foragidos foi:
A) Farroupilha.
B) Cabanagem.
C) Sabinada.
D) Balaiada.
Questão 03 - CESPE 2017 - A respeito da Balaiada, uma das revoltas que convulsionou o Brasil durante o período regencial, entre 1838 e 1840, no Maranhão, assinale a opção correta.
A) Apesar de alguns êxitos no campo de batalha, a Balaiada não conseguiu ocupar qualquer cidade maranhense.
B) Embora essa revolta tenha apresentado um sentido social, foi irrelevante o número de escravos fugidos que dela participou.
C) A Balaiada concentrou-se no norte do Maranhão, área dominada por grandes produtores de algodão.
D) O governo imperial, ocupado em debelar outros movimentos revoltosos, decidiu não enviar tropas para combater os balaios.
E) Iniciada a partir de várias disputas entre setores da elite local, a revolta em questão acabou adquirindo feições de levante popular.
Questão 04 - Instituto Excelência 2019 - A respeito da historia do Brasil leia o trecho abaixo:
A Balaiada foi uma luta popular que sucedeu durante os anos de 1838 e 1841. A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos.
O nome dessa luta popular provém dos "balaios", nome dos cestos fabricados na região.
Onde ocorreu a Balaiada ?
a) nos municípios de Espirito Santo.
b) na província do Maranhão.
c) no estado de Santa Catarina.
d) Nenhuma das alternativas.
Questão 05 - FGV 2012 - Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) A disputa política entre grupos da elite provincial, opondo bem-te-vis (liberais) e cabanos (conservadores).
(B) A luta por melhores condições de vida dos sertanejos, liderada pelo artesão Manoel Balaio.
(C) A insurreição dos escravos, conduzida pelo temido quilombola Negro Cosme.
(D) O apoio dos liberais à radicalização popular da revolta, defendendo a abolição da escravidão.
(E) O descontentamento dos exportadores de algodão com as limitações impostas pela Corte à venda direta do algodão para a Europa.
Questão 06 - NUCEPE 2013 - “Em fins de 1838, tem início a Balaiada no Maranhão [...]. Promoveram-na os camponeses, especialmente os homens de cor que nada tinham. Votavam profundo rancor ao proprietário rico, ou àquele a quem era confiada a cousa pública”.
(NUNES, Odilon. Pesquisa para História do Piauí. Vol. III: A Balaiada. Rio de Janeiro: Artenova, 1975).
A respeito da Balaiada (1838-1842), podemos afirmar corretamente que
a) apesar da derrota, os “balaios” conseguiram uma importante conquista por meio da aprovação da Lei dos Prefeitos, que permitiu o voto direto para as câmaras das vilas e cidades das províncias do Maranhão e Piauí.
b) apesar de sua repercussão e forte participação popular, o movimento foi duramente reprimido, sem conseguir alterar as estruturas sociais locais.
c) como todas as rebeliões nativistas, possuíam como principal bandeira de luta a busca por maior autonomia para as províncias.
d) mesmo como uma manifestação em essência popular, o movimento recebeu apoio das elites locais, unidas aos “balaios” pelo desejo comum de uma maior centralização política no país.
e) o movimento balaio encontrou em Luís Alves de Lima e Silva, mais tarde Barão e Duque de Caxias, o interlocutor com o governo regencial, o que permitiu um acordo para a rendição dos líderes do movimento, que tiveram algumas reinvindicações atendidas.
GABARITO
01 - A
02 - D
03 - E
04 - B
05 - D
06 - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário