PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre os quatro Brasis - com gabarito

Questão 01 - Banca VUNESP 2012  - O mapa a seguir ilustra uma nova proposta de regionalização do Brasil defendida pelo Professor Milton Santos e pela Professora Maria Laura Silveira, na qual a “informação” e as “finanças” estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinando, conforme os professores, os “quatro brasis” no mapa representado.


Assinale a alternativa que contém o nome científico do principal critério definidor do termo regional “quatro brasis”. 
(A) Meio técnico-científico-conurbado. 
(B) Meio científico-polarizado. 
(C) Meio científico-informacional-globalizado. 
(D) Meio técnico-mecanizado-industrializado. 
(E) Meio técnico-científico-informacional.

Questão 02 - UNIMONTES  2018 - Leia o texto abaixo. 
“Ao mesmo tempo em que aumenta a importância dos capitais fixos (estradas, portos, silos etc.) e dos capitais constantes (maquinário, veículos, sementes, adubos etc.), aumenta também a necessidade de movimento. Crescem, assim, o número e a importância dos fluxos, sobretudo a circulação de dinheiro. Mas esses fluxos multiplicam-se com mais intensidade dentro da Região Concentrada, onde a divisão de trabalho é extrema e a vida de relações assume especial relevo”. 
Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do XXI. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001. 
Considerando o texto e os seus conhecimentos da regionalização do Brasil proposta por Santos e Silveira, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Ao regionalizar o Brasil, no ano de 1980, Santos e Silveira identificaram, além da Região Concentrada, as regiões Sul, Nordeste e Norte. 
b) O meio técnico-científico-informacional na Região Concentrada se implantou sobre um meio mecanizado e de um denso sistema de relações. 
c) O critério de regionalização usado por Santos e Silveira difere, em muitos aspectos, dos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
d) Na região Nordeste, a instalação do meio técnico-científico-informacional deu-se de maneira pontual, como nas áreas irrigadas do vale do São Francisco.

Questão 03 - Banca INSTITUTO AOCP 2020 - O critério de regionalização do Brasil, proposto por Milton Santos e Maria Laura Silveira, em 2001, foi o “meio técnico-científico-informacional”, que determinou os “quatro brasis”. De acordo com esse critério, a região com maior densidade de população, capital e técnica, sendo altamente fluida e dinâmica e com grande presença do meio técnico-científico-informacional, a qual centraliza o controle do capitalismo nacional e incluiu os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, foi definida como 
(A) Concentrada. 
(B) Centro-Sul. 
(C) Meridional. 
(D) Setentrional. 
(E) Global.

Questão 04 - AOCP 2018 - A ideia apresentada por Milton Santos e Maria Laura Silveira, a respeito da regionalização do Brasil, na qual eles propõem uma divisão denominada de “Os Quatro Brasis”, tem como fundamento (A) as características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos, é possível delimitar as quatro regiões. 
(B) a renda per capita que, por conta disso, viola os limites político-administrativos. 
(C) uma configuração que analise a atuação do meio técnico científico-informacional no território, bem como a relação desta com as heranças do passado. 
(D) os complexos geoeconômicos, estabelecendo as regiões: Amazônia, Nordeste, Centro-Sul e Leste. 
(E) a classificação física das unidades da federação, com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas, porém necessita de reformulações, pois foi criada em 1970.

Questão 05 - Banca  IBFC 2017 - “Os quatro Brasis” é uma proposta de divisão regional do território brasileiro criada por Milton Santos. Sobre essa regionalização do espaço brasileiro, assinale a alternativa correta: 
a) É composta pela Região Concentrada, Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-Oeste sendo que os limites que separam os complexos regionais não são os mesmos dos territórios dos estados 
b) A Região Concentrada abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, caracterizada pela implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação 
c) A Região Centro-Oeste, constituída pelos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Rondônia, é uma área de “ocupação periférica” recente. O meio técnico-científico-informacional se estabelece sobre um território “natural” ou “pré-técnico”, onde a vida de relações era rala e precária 
d) O Nordeste, incluindo Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, é uma área de povoamento antigo, onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa 
e) A Amazônia, definida pelos Estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e parte do Mato Grosso, é uma região de rarefações demográficas herdadas e baixas densidades técnicas.

Questão 06 - Banca FADESP 2010 - Na regionalização do espaço brasileiro, os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira dividiram o Brasil nas seguintes regiões: a Amazônia, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Região Concentrada. A respeito dessa regionalização, trata-se de uma proposta baseada 
(A) em domínios morfoclimáticos e, portanto, que considera a dinâmica e os elementos da natureza, como a geomorfologia, a vegetação e o clima. 
(B) nas áreas de polarização das principais metrópoles nacionais e regionais brasileiras, e, portanto, de caráter notadamente econômico. 
(C) na formação socioespacial brasileira, e, portanto, que considera, dentre outros, elementos geoeconômicos do atual período técnico-científico informacional. 
(D) em critérios político-administrativos e, portanto, uma regionalização de caráter social e cultural, oficialmente reconhecida e utilizada pelo governo brasileiro.

Questão 07 - Banca COTEC 2020 - Observe a figura. 
Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php. Acesso em: 2 fev. 2020. 

O que melhor engloba a leitura da figura é: 
A) O recorte regional representado com o número 4 trata da Região Centro-Oeste, cujos limites são idênticos aos limites do Centro-Oeste do IBGE. 
B) O número 3 na figura corresponde ao Centro-Sul, a região core do Brasil, conforme afirmou Roberto Lobato Corrêa em texto publicado em GEOSUL, em 1989. C) A regionalização apresentada foi proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, no ano de 1999, e é conhecida como “Os quatro Brasis”. 
D) O Nordeste representado pelo número 2 foi delimitado, classificado e caracterizado pelo geógrafo Pedro Pinchas, no ano de 1967. 
E) O número 1 na figura trata da Amazônia Legal brasileira, área delimitada por projeto de Lei para atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.

Questão 08 - UNIMONTES 2018 - Leia o texto abaixo. “Ao mesmo tempo em que aumenta a importância dos capitais fixos (estradas, portos, silos etc.) e dos capitais constantes (maquinário, veículos, sementes, adubos etc.), aumenta também a necessidade de movimento. Crescem, assim, o número e a importância dos fluxos, sobretudo a circulação de dinheiro. Mas esses fluxos multiplicam-se com mais intensidade dentro da Região Concentrada, onde a divisão de trabalho é extrema e a vida de relações assume especial relevo”. Fonte: SANTOS, Milton; 
SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do XXI. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001. 
Considerando o texto e os seus conhecimentos da regionalização do Brasil proposta por Santos e Silveira, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) Ao regionalizar o Brasil, no ano de 1980, Santos e Silveira identificaram, além da Região Concentrada, as regiões Sul, Nordeste e Norte. 
B) O meio técnico-científico-informacional na Região Concentrada se implantou sobre um meio mecanizado e de um denso sistema de relações. 
C) O critério de regionalização usado por Santos e Silveira difere, em muitos aspectos, dos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
D) Na região Nordeste, a instalação do meio técnico-científico-informacional deu-se de maneira pontual, como nas áreas irrigadas do vale do São Francisco.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - C
05 - D
06 - C
07 - C
08 - A

Nenhum comentário: