PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre os BRICS - com gabarito

Questão 01 - UFPR 2012 - O termo BRICS tem sido utilizado para designar os países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sobre esses países, é correto afirmar que: 
a) formam um bloco econômico que, a exemplo do Mercosul e da União Europeia, estão estabelecendo um conjunto de tratados e acordos visando a integração da economia. 
b) são considerados países emergentes, embora possuam diferenças expressivas entre si, no que diz respeito a população, território, recursos naturais e industrialização. 
c) sua importância como bloco econômico e político tem reformulado a geopolítica mundial e rivalizado com outras entidades supranacionais, a exemplo da ONU. 
d) Uma das suas características é a semelhança no regime político adotado, mostrando que o mundo ainda se divide por questões de natureza ideológica. 
e) sua emergência como bloco foi consequência da alta capacidade em articular necessidades globais com interesses regionais, acima dos interesses econômicos e políticos.

Questão 02 - FGV-SP 2019 - O conceito dos Brics, baseado na crença de que o grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul alimentaria uma onda irreversível de crescimento econômico liderado pelos mercados emergentes, que dominou o cenário por mais de uma década, sofreu uma forte recessão nos últimos quatro anos. Em seu lugar, os gestores de fundos de mercados emergentes encontraram um substituto – os Ticks: Taiwan, Índia, China e Coreia do Sul. 
(www.ft.com.28.01.2016. Adaptado) 
Esse realinhamento é revelador da mudança da natureza dos mercados emergentes, cujo foco é a 
a) exportação de commodities. 
b) exportação de manufaturados. 
c) produção de bens não duráveis. 
d) produção de tecnologias. 
e) produção de bens semi-duráveis.

Questão 03 - UEA / SIS 2020 - No mês de julho de 2018, os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) encerraram a X Cúpula em uma reunião com mais de 20 nações convidadas na qual deixaram clara a vontade estratégica de ampliar laços com outros países emergentes ou em vias de desenvolvimento, especialmente da África. Os líderes do bloco reafirmaram que a plataforma de cooperação se traduzirá em benefícios não só aos cinco membros, mas também para outros países. 
(https://exame.abril.com.br. Adaptado.) 
A ampliação dos laços de cooperação entre os Brics e as demais nações emergentes podem ser traduzidas em ações 
a) protecionistas, na defesa dos interesses e da soberania de cada país. 
b) nacionalistas, na livre iniciativa de acordos unilaterais entre os países. 
c) imperialistas, na condução democrática para estabelecer acordos com os países. 
d) de livre-comércio, na ampliação dos acordos multilaterais entre os países. 
e) globalistas, através da união aduaneira de mercadorias entre os países.

Questão 04 - UECE 2018 - A expressão BRIC foi lançada em 2001, em referência ao conjunto de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que assumiu um papel importante na economia mundial para os cinquenta anos seguintes. O grupo foi formalizado em 2006 e sua primeira cúpula ocorreu em 2009, e, desde então, além de ter recebido a África do Sul como mais um novo membro, lançou um banco de desenvolvimento — The New Development Bank — e um fundo de reservas denominado BRICS Contingent Reserve Arrangement, passando a ser conhecido no cenário geoeconômico internacional como BRICS. O principal objetivo dos países participantes do BRICS é 
a) fortalecer o papel econômico organizador dos Estados Unidos no cenário internacional. 
b) garantir a centralização da elaboração de políticas internacionais sobre produção e venda de petróleo dos países integrantes. 
c) defender uma ordem internacional multipolar, criando espaços de discussão para elaborar planos de ação política e econômica entre os países integrantes. 
d) oferecer ajuda mútua militar entre os países membros.

Questão 05 - UFRR 2015 - A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O\'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de importantes países considerados emergentes. (ipea.gov.br) O grupo de países emergentes que se encaixam nas categorias da análise dos meios econômico-financeiros, empresariais acadêmicos e de comunicação formuladas por Jim O\'Nil compondo os BRICS são: 
a)Butão, Reino Unido, Irlanda, Coréia do Sul e Suíça. 
b)Benin, Romênia, Indonésia, Canadá e Suécia. 
c)Bangladesh, Rússia, Itália, Costa Rica, e Somália. 
d)Bolívia, Ruanda, Itália, Cuba e Senegal. 
e)Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Questão 06 - Unilago 2014/2 - O termo BRICS se refere aos cinco países 
a) que compõem o bloco econômico mais desenvolvido do globo – Bélgica, Rússia, Itália, Canadá e Suécia. 
b) que compõem os chamados tigres asiáticos – Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan, China e Hong Kong – devido ao rápido crescimento econômico, desenvolvimento industrial e tecnológico. 
c) que se destacaram pelas políticas anti-racistas adotadas, cujos modelos foram disseminados pelo globo – Belarus, Reino Unido, Irlanda, Croácia e Suíça. 
d) do norte do globo que se destacaram pelo desenvolvimento em indústria bélica e pelo alto investimento em tecnologias de ponta – Brasil, Rússia, Israel, China e Estados Unidos. 
e) emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que possuem características econômicas e índices de desenvolvimento em comum.

Questão 07 - IFSudMinas 2014/2 - Os cinco Estados que integram o agrupamento Brics têm sido identificados como as potências emergentes neste início de século XXI, ainda que muitos apontem as marcantes assimetrias existentes entre eles, particularmente, após o ingresso da África do Sul. 
VICENTINI. Paulo G. Fagundes. Brics: as potências emergentes (adaptado). São Paulo: Edivozes, 2013. 
Além da África do Sul, quais as outras potências emergentes que constituem o Brics? 
a) Bolívia, Rússia, Indonésia e Coreia do Sul. 
b) Brasil, Ruanda , Itália e China. 
c) Bulgária, Reino Unido, Irlanda e Chile. 
d) Brasil, Rússia, Índia e China. 
e) Bolívia, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul .

Questão 08 - UFRGS 2019 - O BRICS (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que realiza cúpulas anuais desde 2009, prevê 
a) a atuação na esfera da governança econômico-financeira e também da governança política. 
b) a diminuição das tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados, mas não a livre circulação de pessoas e investimentos. 
c) a formação da Cúpula da América Latina, Ásia e União Europeia e visa à integração regional, à redemocratização e à reaproximação dos países. 
d) a livre circulação de pessoas e investimentos. 
e) a resolução da crise na Síria e das tensões geopolíticas na Crimeia.

Questão 09 - FACERES 2018/2 - O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios. Em 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (na época, o “s” minúsculo no final servia para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos. 
(Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm. Acesso em 20 de julho de 2018.) 

Assinale a alternativa que mostra, de forma correta, o país membro e sua(s) respectiva(s) atividade(s) econômica(s): 
a) Brasil – tecnologia da informação (telecomunicações, satélites e informática). 
b) Rússia – tecnologia bélica e energia (gás e petróleo). 
c) Índia – fábricas tradicionais (automobilística, eletroeletrônica e montagem final). 
d) China – agronegócio (celeiro agrícola). 
e) África do Sul – tecnologia de ponta (aeroespacial).

Questão 10 - PUC-RS 2017 - No início da década de 2000, o economista Jim O’Neill apresentava ao mundo o termo BRICS, idealizado a partir de um estudo intitulado: “Construindo uma melhor economia global”. O termo é formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e, a partir de 2011, as da África do Sul. A sigla tem a função de delimitar os países emergentes capazes de se aproximar, se igualar ou, até mesmo, ultrapassar tradicionais potências econômicas mundiais. 
Sobre os BRICS, NÃO se pode afirmar que 
a) a sigla se refere a um grupo de cinco países que apresentam características socioeconômicas similares, tais como significativo índice populacional, aumento da participação no comércio internacional e consideráveis desigualdades sociais. 
b) a extensa área territorial e os recursos naturais disponíveis são características físicas comuns aos países do BRICS. 
c) constituem um bloco econômico que, com tratados registrados e pactos reconhecidos, busca uma redução tarifária comercial, bem como a redução de custos alfandegários e aduaneiros. 
d) trata-se de um agrupamento não formal de países que busca, sem burocracias, estabelecer um canal de trocas mútuas entre os membros que o compõem. 
e) os acordos firmados entre os cinco países visam arrecadar fundos, através de mecanismos financeiros, para promover obras ligadas à infraestrutura nas nações envolvidas.

Questão 11 - UEFS 2015/1 - Os membros do grupo BRICS, embora sejam unidos pela importância de suas economias no contexto global, guardam sensíveis diferenças nos papéis que desempenham na política internacional deste século XXI. Entre essas diferenças, está 
a) a extensão territorial do Brasil e da África do Sul, superior à dos outros participantes do grupo. 
b) a existência de programas sociais de proteção à criança e à mulher, que colocam a Índia à frente dos outros componentes do grupo. 
c) a característica pacifista da política externa, que identifica a Rússia como árbitro nos conflitos internacionais. 
d) a concentração dos participantes no hemisfério sul, elevando a importância estratégica dessa região. 
e) o manejo da tecnologia de armas nucleares, que projeta a Rússia, a China e a Índia a um patamar superior ao dos outros membros.

Questão 12 - UnirG 2013/2 - O conceito de BRICS foi originalmente formulado pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado Building Better Global Economic. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento de fato, incorporado à política externa dos países envolvidos. A sigla BRICS, atualmente, remete 
a) à identificação dos países que compunham o grupo antes chamado de “Tigres Asiáticos”. 
b) às iniciais dos nomes dos países que compõem o bloco de relações internacionais do Cone Sul. 
c) à identificação dos países que formam o mercado econômico das ex-repúblicas soviéticas. 
d) às iniciais dos nomes dos quatro países objeto do citado estudo, mais a África do Sul.

Questão 13 - UERJ 2012/1 -  Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial. Adaptado de O Globo, 15/04/2011 
Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em: 
a) afirmação da multipolaridade 
b) proliferação de armas atômicas 
c) hegemonia econômica dos E.U.A. 
d) diversificação dos fluxos de capitais

Questão 14 - UNESP 2016/1 - O BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – vem negociando cuidadosamente o estabelecimento de mecanismos independentes de financiamento e estabilização, como o Arranjo Contingente de Reservas (Contingent Reserve Arrangement – CRA) e o Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank – NDB). O primeiro será um fundo de estabilização entre os cinco países; o segundo, um banco para financiamento de projetos de investimento no BRICS e outros países em desenvolvimento. 
(www.cartamaior.com.br. Adaptado.) 
O Arranjo Contingente de Reservas e o Novo Banco de Desenvolvimento procuram suprir a escassez de recursos nas economias emergentes. Tais iniciativas constituem uma alternativa 
a) às instituições de crédito privadas, encerrando a sujeição econômica dos países emergentes e evitando a assinatura de termos regulatórios coercitivos sobre as práticas de produção 
b) aos bancos centrais dos países do BRICS, reduzindo os problemas econômicos de curto prazo e maximizando o poder de negociação do grupo. 
c) às instituições criadas na Conferência de Bretton Woods, definindo novos mecanismos de autodefesa e estimulando o crescimento econômico. 
d) ao norte-americano Plano Marshall, elegendo com autonomia o destino da ajuda econômica e os investimentos públicos em áreas estratégicas. 
e) à hegemonia do Banco Mundial, deslocando o centro do sistema capitalista e os fluxos de informação para os países em desenvolvimento.

Questão 15 - CESGRANRIO 2015 - A reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Fortaleza produziu os primeiros resultados concretos para transformar o grupo em mais do que uma sigla cunhada pelo economista inglês Jim O’Neil, do Goldman Sachs, em 2001 (na ocasião apenas Bric, ainda sem o país africano). 
Jornal O Globo, Seção Opinião, 17 mar. 2014. p.16. 
Considerando-se que os instrumentos financeiros criados por países emergentes deverão aumentar a pressão por reformas nas instituições multilaterais internacionais, uma medida anunciada na reunião referida no texto, que deve representar o aumento do peso do Brics no mundo, é a 
a) criação de um banco de desenvolvimento 
b) ajuda financeira do Banco Central da União Europeia 
c) fixação de regras para implementação da moeda única 
d) cessão de empréstimos do Fundo Monetário Internacional 
e) ampliação de investimentos dos EUA na indústria dos emergentes

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
04 - C
05 - E
06 - E
07 - D
08 - A
09 - B
10 - C
11 - E
12 - D
13 - A
14 - C
15 - A

Nenhum comentário: