PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre as regiões geoeconômicas - com gabarito

Questão 01 - Enem 2016 - Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país em regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, busca-se refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. 
Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 23 ago. 2012 (adaptado). 
A divisão em regiões geoeconômicas ou complexos regionais encontra-se na seguinte representação:

Questão 02 - EsFCEx 2011 - Em relação às características da divisão das regiões geoeconômicas brasileiras, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
I. É dividida em 3 regiões: Amazônica, Nordeste e Centro-Sul, os critérios dessa divisão seriam os processos socioeconômicos de cada porção do território e de acordo com esse critério, os limites entre essas regiões não obedecem aos limites políticos-administrativos dos estados. 
II. Além de considerar os aspectos históricos e socioeconômicos, considera também o conceito de região natural e para facilitar o planejamento regional, assim como as regiões do IBGE, obedecem aos limites político administrativos dos estados. 
III. Foram criadas pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, no final do século XX, dividiu o Brasil em três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, de acordo com o meio técnico - científico informacional que cada uma delas apresentava. Esse critério leva em consideração o desenvolvimento da técnica, da ciência e da informação. 
A) somente I está correta 
B) somente II está correta 
C) somente III está correta 
D) somente I e II estão corretas 
E) somente I e III estão corretas

Questão 03 - Banca Crescer Consultorias 2019 -  

O mapa acima representa a divisão regional do Brasil em três grandes regiões (1) Amazônia, (2) Centro-Sul e (3) Nordeste, proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, utilizando critérios como o processo histórico de formação do território, os aspectos naturais e fatores socioeconômicos brasileiros. 
Com base no mapa, no enunciado e em seus conhecimentos sobre o tema, essa regionalização refere-se a: 
A) Divisão do país em Regiões Geoeconômicas. 
B) Divisão do país em Regiões Concentradas.
C) Divisão do país em Regiões Administrativas. 
D) Divisão do país em Espaços Naturais.

Questão 04 - UERN 2012 - Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão regional do Brasil, utilizando como critérios características históricas e econômicas. Desta forma, o Brasil poderia ser dividido em três regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Analisando essa divisão em comparação com a do IBGE, nota-se que todos os estados do 
A) Nordeste, pela divisão do IBGE, encontram-se em apenas um Complexo Regional. 
B) Sul (IBGE) encontram-se no Complexo Regional Centro-sul. 
C) Sudeste encontram-se no Complexo Regional do Centro-sul. 
D) Norte (IBGE) estão localizados no Complexo Regional da Amazônia.

Questão 05 - UNIPAM 2018  - Leia o fragmento abaixo Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de [...] Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquenário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades. (SANTOS, M.; SILVEIRA, M. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Com adaptações). 

Assinale a alternativa que apresenta a proposta de regionalização que se pauta nas considerações desse fragmento de texto. 
a) Divisão Geoeconômica, proposta em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger. Tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional. Reflete os arranjos espaciais resultantes da industrialização do país e divide o país em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Centro-sul, Nordeste e Amazônia. 
b) Divisão que tem como principal critério para sua criação o meio técnico-científico-informacional, considerando que a informação e as finanças estão irradiadas de maneira desigual e distinta pelo território brasileiro. Essa divisão estabelece quatro regiões de acordo com o grau de modernização, de informação e das finanças no território brasileiro. 
c) Proposta de divisão e classificação segundo Aziz Ab‘Saber. Considera os domínios morfoclimáticos brasileiros, que são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas. Esses aspectos possibilitam a delimitação de seis regiões. 
d) Divisão Político-Administrativa, que divide o Brasil em cinco regiões. Foi proposta pelo IBGE em 1970, com uma alteração em 1988, quando Tocantins foi desmembrado de Goiás, tornando-se um estado autônomo. Respeita os limites políticos dos estados e agrupa unidades com características semelhantes, a partir de determinados critérios.

Questão 06 - Banca CPCON 2017 - As Regiões Geoeconômicas Brasileiras são 
a) Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 
b) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. 
c) Amazônia, Leste e Sudeste. 
d) Centro-sul, Leste e Nordeste. 
e) Centro-sul, Leste e Centro-Oeste.

Questão 07 - UCPEL 2010 - Uma proposta de divisão regional do Brasil, criada pelo geógrafo Pedro Geiger em 1967, divide o país em três grandes regiões, as regiões geoeconômicas, levando em conta critérios de ordem histórica e econômica. Nesta proposta, diferentemente da divisão oficial do IBGE, os limites entre as regiões não coincidem exatamente com os limites entre os estados. Este fato ocorre porque nem sempre os limites político-administrativos são os mesmos entre aspectos econômicos e naturais.

Observe o mapa a seguir.
REGIÕES GEOECONÔMICAS

Analise as características das regiões geoeconômicas apresentadas a seguir: 
(1) Abrange quase a metade do território brasileiro. Sua ocupação mais efetiva ocorreu mais recentemente, mas, ainda hoje, é pouco povoada. É a região menos desenvolvida economicamente, ainda que contenha um imenso potencial ecológico e mineral. 
(2) É a região mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida no país. Nela está localizada a maior parte da população brasileira, os principais centros urbanos e a maior parte da produção agropecuária e industrial do país. 
(3) Região por onde os portugueses deram início à ocupação e ao povoamento do país. Caracteriza-se pela existência de grandes contrastes naturais e socioeconômicos, sobretudo entre o interior e o litoral. Possui uma economia ainda pouco desenvolvida. As regiões da proposta de divisão geoeconômica do Brasil, caracterizadas anteriormente, são identificadas, respectivamente, pelos seguintes nomes: 
A) Norte (1), Centro-Sul (2) e Nordeste (3). 
B) Norte (1), Sudeste (2) e Nordeste (3). 
C) Amazônia (1), Centro-Sul (2) e Nordeste (3). 
D) Amazônia (1), Sul (2) e Centro-Leste (3). 
E) Centro-Oeste (1), Sudeste (2) e Leste (3).

Questão 08 - MACKENZIE 2020 - Interprete o mapa e assinale a alternativa correta.


a) A divisão presente no mapa corresponde à regionalização oficial do território brasileiro, proposta pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na década de 1990. 
b) Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às regiões Norte, Nordeste e Sul, delimitadas pelo renomado geógrafo Milton Santos em sua proposta de regionalização do Brasil. 
c) Os critérios adotados no modelo de regionalização apresentado são os domínios morfoclimáticos do Brasil e suas respectivas paisagens climatobotânicas. 
d) O mapa mostra as três grandes regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia (1), Nordeste (2) e Centro-Sul (3), conforme a regionalização proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger na década de 1960. 
e) É possível observar no modelo de regionalização apresentado o respeito aos limites dos estados e o equilíbrio econômico das três regiões numeradas.

Questão 09 - UEFS 2013/1 - A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas é uma proposta de estudo do espaço brasileiro com base em três grandes unidades territoriais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Em relação a essa divisão regional, é correto afirmar: 
a) Adota a delimitação político-administrativa, de modo que nenhum estado pertence a duas ou mais regiões. 
b) Inclui todo o Estado do Maranhão no Complexo Amazônico, devido ao seu baixo dinamismo econômico regional. 
c) Apresenta como critério de regionalização, principalmente, os aspectos naturais, baseados no conceito de regiões homogêneas. 
d) Utiliza como critério o processo de formação histórico e econômico, associado à modernização brasileira, através de suas atividades produtivas. 
e) Engloba o Estado de Minas Gerais, em sua totalidade, no Complexo Nordestino, tendo em vista suas características climatobotânicas e morfoclimáticas.

Questão 10 - OMNI 2021 - Em 1967 o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, com base em critérios que consideram os aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos que se diferem pelo extenso território brasileiro, elaborou uma divisão do território brasileiro em: 
a) 3 regiões geoeconômicas: Norte Amazônico, Cerrado e Pampas. 
b) 5 regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, Centro-Sul e Sudeste. 
c) 5 regiões geoeconômicas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. 
d) 3 regiões geoeconômicas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - A
04 - B
05 - B
06 - B
07 - C
08 - D
09 - D
10 - D

Nenhum comentário: