PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre as mudanças climáticas - com gabarito

Questão 01 - ENEM 2006 - Com base em projeções, realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4°C e 5,8°C. Como consequência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. 

As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI 
a) provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água. 
b) poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico. 
c) promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas. 
d) induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta. 
e) causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática.

Questão 02 - UFMS 2021 - As mudanças climáticas podem ter causas naturais e podem ser consequência das atividades humanas. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente mudanças climáticas decorrentes de causas naturais. 
A) Queima de combustíveis fósseis, que emite na atmosfera gases de efeito estufa. 
B) Contaminação do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental. 
C) Emissão de gases poluentes na atmosfera por indústrias e automóveis. 
D) Retirada da cobertura vegetal nativa. 
E) Os fenômenos El Niño e La Niña.

Questão 03 - ACAFE 2019/1 - As mudanças climáticas globais têm sido objeto de intensos debates nos meios científico, político e econômico nas últimas décadas. Sobre as questões relacionadas a esse processo, é correto afirmar, exceto
a) O IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) é uma agregação de mais de mil representantes da comunidade científica mundial, que tem emitido relatórios confirmando e fortalecendo argumentos de que o Planeta Terra está passando por um processo de aquecimento global causado por ação antrópica. 
b) O aumento da concentração de CO2 na Atmosfera, no último século, provocado por ações antrópicas, ocorre primariamente por queima de combustíveis fósseis e por mudanças no uso da terra. 
c) Dentre os efeitos resultantes do processo de aquecimento global estariam o aumento da temperatura e a consequente elevação do nível médio dos oceanos e o aumento da frequência de fenômenos atmosféricos drásticos, como tornados, ciclones e furacões, e a mudança de seu padrão de distribuição. 
d) O Efeito Estufa só passou a ocorrer a partir da Revolução Industrial, com a queima de combustíveis fósseis, sendo um fenômeno causado exclusivamente pela ação humana.

Questão 04 - ETEC 2017/1 - As mudanças climáticas estão ocorrendo no planeta e várias evidências demonstram seus efeitos, tais como: a extinção de várias espécies; a diminuição da disponibilidade de recursos naturais; a falta de água; os aumentos de temperatura; a desertificação em algumas regiões, contrastando com as enchentes em outras. 
Estudos sugerem que as mudanças climáticas devem ser analisadas levando em conta a globalização e as mudanças ambientais (degradação dos ecossistemas, redução da biodiversidade e acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente), uma vez que esses fatores interagem de modo complexo. 
A adaptação às mudanças climáticas globais e seus impactos, assim como a diminuição de seus efeitos, não é tarefa apenas dos governantes. Alguns cientistas acreditam que, para diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas, a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa deveria ser reduzida pela metade até 2050, e totalmente eliminada até o final do século XXI. Uma meta ousada, que deve contar com a colaboração da população. Algumas iniciativas importantes são: reduzir o consumo de energia, aumentando a eficiência energética, com a introdução de várias fontes renováveis de energia limpa (como a solar e a eólica); utilizar o transporte público e bicicletas; separar o lixo para reciclagem; conservar e recuperar os ecossistemas. 

A partir das informações do texto, é correto afirmar que 

a) a diminuição das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa e conservação e recuperação dos ecossistemas são medidas importantes para diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas. b) o processo de globalização não contribui para o agravamento das mudanças climáticas, pois é um movimento exclusivamente político e não altera os ecossistemas. 
c) as mudanças climáticas não ocorrem em regiões onde há desertificação, pois o clima, apesar de seco, também é sujeito a várias enchentes ao longo do ano. 
d) os estudos relacionados com as mudanças climáticas devem ser específicos e de responsabilidade exclusiva do governo. 
e) a biodiversidade e a conservação do meio ambiente não são afetadas pelas mudanças climáticas.

Questão 05 - CESMAC 2022 - Segundo diversos pesquisadores da área médica, as mudanças climáticas ambientais representam uma das maiores ameaças para a saúde da população mundial do século XXI, através de impactos indiretos, tais como os que são mencionados a seguir, exceto
a) insegurança alimentar. 
b) desnutrição. 
c) deslocamentos forçados de populações. 
d) enfermidades das vias respiratórias. 
e) ondas de frio constantes.

Questão 06 - FATEC 2019/2 - Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. 
Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas 
a) a diminuição da taxa de oxigênio atmosférico. 
b) a diminuição da taxa do gás metano na atmosfera. 
c) o aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera. 
d) o aumento da quantidade de petróleo derramado no mar. 
e) a diminuição da taxa de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera.

Questão 07 - ETEC 2018/2 - As mudanças climáticas globais não são apenas aceleradas pelo desmatamento. Os produtos que geralmente usamos, a energia que consumimos e diversas outras atitudes rotineiras também são responsáveis pela alteração do clima no mundo. A adoção de pequenas ações práticas e simples, em favor da saúde, do meio ambiente e de um novo estilo de vida, pode diminuir os próprios gastos e os de toda a comunidade, evitando transtornos maiores num futuro próximo. 
https://tinyurl.com/y8kbrdmu Acesso em: 12.04.208. Adaptado. 
Assinale a alternativa que apresenta uma ação individual, condizente com o tema apresentado no texto, e que pode iniciar uma mudança de consciência na população. 
a) Substituir as lâmpadas fluorescentes por incandescentes, pois estas têm uma vida útil maior que as fluorescentes. 
b) Utilizar torneiras, chuveiros e vasos sanitários sem regulagem de fluxo de água. 
c) Deixar a TV ou outros equipamentos ligados ao sair do recinto. 
d) Descartar pilhas e baterias no lixo comum. 
e) Usar cartuchos de impressão recarregáveis.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - E
04 - A
05 - E
06 - C
07 - E

Nenhum comentário: