PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre a Região Concentrada - com gabarito

Questão 01 - UNIFESP 2004 - O geógrafo Milton Santos definiu uma região concentrada no Brasil. Ela é formada pela elevada densidade dos setores de serviços e industrial, configurando um meio técnico-científico informacional que corresponde aos setores econômicos mais avançados do país. Assinale a alternativa que indica corretamente a região concentrada.


Questão 02 - EsFCEx 2014 - Sobre Região Concentrada do Brasil, é correto afirmar que: 
A) trata-se de uma divisão regional, adotada pelo IBGE a partir dos anos de 1990, que leva em consideração os diferentes níveis de desenvolvimento no território nacional. 
B) refere-se à identificação dos diferentes níveis de densidade técnicas dispersas no território brasileiro, onde os chamados espaços luminosos coexistem com os opacos na forma de arquipélagos. 
C) baseia-se no conceito de região homogênea, adotado desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, onde os espaços são aglutinados segundo os tipos de meio que nele predominam. 
D) reporta-se à noção de zoneamento espacial para fins específicos de ação e controle, segundo critérios estatísticos de desempenho econômico das diferentes porções do território brasileiro. 
E) confere-se essa noção às áreas onde o meio técnico-científico-informacional está mais presente, onde as finanças e as informações se irradiam de maneira desigual no país, concentrando-se nos estados do Sudeste e do Sul do Brasil.

Questão 03 - Banca MPE-GO 2018 - De acordo com a regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, que dividiu o território brasileiro em quatro regiões, a região concentrada possui como principal característica: 
a) O meio técnico-científico-informacional de forma mais intensiva. 
b) A baixa densidade demográfica. 
c) A agricultura pouco mecanizada. 
d) O elevado número de bacias hidrográficas. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 04 - Banca INSTITUTO AOCP 2020 - O critério de regionalização do Brasil, proposto por Milton Santos e Maria Laura Silveira, em 2001, foi o “meio técnico-científico-informacional”, que determinou os “quatro brasis”. De acordo com esse critério, a região com maior densidade de população, capital e técnica, sendo altamente fluida e dinâmica e com grande presença do meio técnico-científico-informacional, a qual centraliza o controle do capitalismo nacional e incluiu os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, foi definida como 
A) Concentrada. 
B) Centro-Sul. 
C) Meridional. 
D) Setentrional. 
E) Global.

Questão 05 - EsFCEx 2014 - Sobre a formação da chamada Região Concentrada no Brasil, pode-se dizer que: 
A) formou-se a partir de investimentos do Estado na região Norte via criação da Zona Franca de Manaus. 
B) é fruto do acúmulo de capitais via polo têxtil e produção de energia no Nordeste. 
C) é reflexo das dinâmicas do capital oriundas da expansão mecanizada da produção de soja e algodão nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. 
D) é fruto do acúmulo das dinâmicas industriais nas regiões Sudeste e Sul. 
E) estruturou-se a partir de investimentos oriundos da produção de café nas regiões Sudeste e Norte.

Questão 06 - VUNESP 2013 - Milton Santos e Maria Laura Silveira propõem uma nova regionalização para o território brasileiro, na qual se destacam variáveis como o grau de urbanização, a densidade de relações econômicas e a tecnologia. Dessa forma, identificam uma nova região, abrangendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, caracterizada pela implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, denominada Região 
A) Industrial. 
B) Subtropical. 
C) Platina. 
D) Concentrada. 
E) Tecnicista.

Questão 07 - Campo Real 2022 - Diante do exposto e com base nos conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta. 
FONTE: SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. (org.). O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2003.

a) As pressões internacionais para preservação das florestas restringem a expansão do meio técnico-científico na região Amazônica, deixando essa região à margem da globalização. 
b) O avanço da moderna agricultura de exportação no Centro-Oeste explica a liderança dessa região na constituição do meio técnico-científico e no processo de globalização da economia brasileira. 
c) A expansão do meio técnico-científico homogeneizou o espaço geográfico nas regiões Sudeste e Sul, razão pela qual o autor inclui ambas na região Concentrada. 
d) A consolidação do meio técnico-científico informacional intensifica a integração econômica entre as regiões brasileiras e reforça a hegemonia da região Concentrada. 
e) A região Nordeste se caracteriza por exportar produtos primários para as demais regiões e por importar bens industriais destas, o que leva o Nordeste a sofrer uma exploração econômica.


GABARITO
01  - D
02 - E
03 - A
04 - A
05 - D
06 - D
07 - D

Nenhum comentário: