PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Exercícios de Geografia sobre a Guiana, o Suriname, e Guiana Francesa - com gabarito

Questão 01 - WIG 2022/2 - Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de um país que NÃO faz fronteira com a Guiana:
(A) Brasil.
(B) Venezuela.
(C) Colômbia.
(D) Suriname.

Questão 02 - ETEC 2019/1 - A República do Suriname localiza-se no norte da América do Sul e faz fronteira com a Guiana, com a Guiana Francesa e com o Brasil. Conta com uma área de aproximadamente 163 820 km² e uma população de aproximadamente 560 000 habitantes. Sua capital é a cidade de Paramaribo. 
Sobre esse país é correto afirmar que 
(A) foi a única colônia europeia na América a não adotar mão de obra escrava. 
(B) era colônia holandesa e tornou-se um país independente em meados da década de 1970. 
(C) sua língua oficial é o inglês, mas o espanhol é bastante utilizado, assim como alguns dialetos locais. 
(D) é banhado pelo Oceano Pacífico e seu relevo é marcado pela existência da Cordilheira dos Andes, que corta o país de norte a sul. 
(E) seu principal produto de exportação é a banana, o que torna sua economia estável devido às pequenas variações no mercado de commodities.

Questão 03 - Banca MetroCapital Soluções  2020 - Assinale a alternativa que apresenta o nome do menor país da América do Sul, em termos populacionais: 
(A) Uruguai. 
(B) Guiana. 
(C) Equador. 
(D) Suriname. 
(E) Bolívia.

Questão 04 - Alternative Concursos 2021 - A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Sendo assim, assinale a alternativa que consta corretamente o nome de um país que faz fronteira ao norte com o Brasil: 
a) Suriname 
b) Paraguai 
c) Uruguai 
d) Equador 
e) Peru

Questão 05 - ESPM 2020/1 - A pressão começou na quinta-feira 22, quando o presidente Emmanuel Macron anunciou que levaria o tema à reunião do G-7. 
A floresta em chamas roubou a cena durante a reunião do G-7 em Genebra. 
Após a cúpula do G-7, o interesse pelo tema só cresceu. O Le Monde publicou em 28/8, uma foto das queimadas na Floresta Amazônica, captada por um satélite da NASA e com a inscrição ‘Os incêndios que assolam a floresta tropical na América do Sul são claramente visíveis do espaço’, observa o diário francês. 
Fonte: Carta Capital, 4/9/2019. Ao fazer uma convocação geral, em cadeia nacional, para combater o desmatamento, os incêndios e investir no reflorestamento, Macron comentou que “a Amazônia é nosso bem comum, porque nós somos amazonenses, a Guiana Francesa está na Amazônia.” 
A Guiana Francesa: 
a) é uma ex-colônia francesa e hoje é um país independente, um Estado soberano, Guyane; 
b) é um departamento ultramarino e região da França, na costa do Atlântico, ao norte da América do Sul, sendo o principal território da União Europeia no continente; 
c) é um território autônomo, com alguma autonomia política e moeda própria, porém subordinado a Paris em questões de política externa e defesa; 
d) foi uma antiga colônia francesa, hoje independente e conhecida como República da Guiana, que preserva os laços culturais e afetivos com a França; 
e) é um território e região administrativa, contando com um administrador-chefe indicado pela França.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - A
05 - B

Nenhum comentário: