PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Questão PET - A participação de jovens no mercado de trabalho no Brasil

2 - A participação de jovens no mercado de trabalho no Brasil é marcada por vários desafios, como informalidade, baixa remuneração, alto índice de rotatividade, precarização da relação de trabalho e dificuldade de conciliação entre estudos, responsabilidades familiares e trabalho. O desemprego entre os jovens brasileiros é de duas a três vezes maior do que o desemprego entre os adultos. [...] A precariedade da inserção no mercado de trabalho pode marcar a trajetória profissional para o resto da vida produtiva dos jovens. Fatores como aumento do desemprego, falta de experiência profissional, mudanças tecnológicas que geram demanda por novas competências e exigência de um nível de instrução mínimo podem excluir os jovens do mercado de trabalho, especialmente aqueles em condições de maior vulnerabilidade. 
(Fonte: Organização Internacional do Trabalho. Emprego Juvenil no Brasil. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/temas/emprego/WCMS_618420/ lang--pt/index.htm. 
Acesso em: 26 mar. 2021) Com base no texto acima, assinale a opção correta: 
a) a inserção dos jovens no mercado de trabalho ocorre facilmente porque há muita procura por pessoas nessa fase de idade. 
b) conciliar estudos e trabalho depende única e exclusivamente de força de vontade, pois todos estão sujeitos a isso. 
c) as leis protetoras da juventude tornam impossível que jovens sejam empregados em trabalhos precários. 
d) jovens encontram maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho que a população adulta. 
e) as mudanças tecnológicas não exigem maior preparo e estudos dos jovens, pois são de uso comum a esse grupo social.

Resposta: Letra D.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...