PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Questão PET - (...) a sociedade brasileira largou o negro

2 – “(...) a sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio destino, deitando sobre seus ombros a responsabilidade de reeducar-se e de transformar-se para corresponder aos novos padrões e ideais de homem, criados pelo advento do trabalho livre, do regime republicano e capitalista.” 
Extraído de: FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. vol. 1 e 2. São Paulo: Àtica, 1978, p. 20. 
O trecho acima refere-se ao fato de que logo após a abolição da escravidão (1888): 
a) o Estado brasileiro não promoveu a educação e a absorção do contingente de negros e mestiços libertos ao mercado-de-trabalho livre, que foi ocupado pelo contingente branco de imigrantes europeus. 
b) os negros e mestiços libertos rapidamente foram acolhidos e contratados como trabalhadores livres e assalariados pelo Estado brasileiro. 
c) o sistema de cotas raciais foi imediatamente implementado pelo Estado brasileiro para integrar os libertos à sociedade e acabar com a desigualdade social e racial no país. 
d) os libertos conseguiram autonomamente contornar a exclusão social promovida pelo Estado Brasileiro reeducando-se para assumir profissões de prestígio e bem pagas.

Resposta: Letra A.

Nenhum comentário: