PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de julho de 2022

Questão de História - UFMG 2006 - O período 1962-1967 caracterizou-se pela recessão da economia brasileira [...]. Assim, a “nobre” tarefa

 UFMG 2006 - O período 1962-1967 caracterizou-se pela recessão da economia brasileira [...]. Assim, a “nobre” tarefa que se colocou para o primeiro governo militar foi, de imediato, o saneamento da economia, assolada por altas taxas de inflação. A saída vislumbrada como imperiosa para o restabelecimento do ciclo foi a do contencionismo, consubstanciada no aprofundamento da recessão – uma recessão calculada, no jargão da época –, que funcionaria como “racionalização” dos esforços necessários para uma futura expansão. Esta foi a tônica da política econômica do período 1964-1967, cujo resultado seria, de fato, o crescimento surpreendente das taxas de desempenho da economia brasileira a partir de 1968. 
MENDONÇA, Sônia Regina; FONTES, Virgínia Maria. História do Brasil recente. 1964-1982. São Paulo: Ática, 1994. p. 21-2. Nesse texto, as autoras tratam de dois momentos da economia brasileira. 

1. APRESENTE as principais medidas adotadas pelo Plano de Ação Econômica do Governo Castelo Branco e o impacto que elas causaram na economia brasileira. 
2. CARACTERIZE o processo econômico do período que se inicia em 1968.

RESPOSTA:
1. O PAEG ou a Política Campos-Bulhões tinha como objetivo principal promover a estabilidade financeira através da redução da inflação e do déficit público. As medidas adotadas, tais como: elevação das tarifas públicas, o controle da correção salarial, restrição do crédito e elevação da taxas de juros, com o objetivo de atrair o capital estrangeiro, contribuíram para a queda da inflação, mas em um cenário de recessão. Esse quadro econômico provocou o descontentamento de setores da classe média que haviam apoiado a intervenção militar. 

2. A partir de 1968, durante o governo Emílio Garrastazu Médici, ocorreu o chamado Milagre Brasileiro, que consistiu em um período de significativo crescimento da economia do país (taxas de 11,4%) alcançado através de empréstimos estrangeiros e da atuação do capital estatal e privado. Esse quadro econômico também foi marcado por reduzida inflação, realização de obras de grande impacto pelo governo e por uma elevada concentração de renda. O Milagre foi encerrado por uma recessão econômica internacional – Crise do Petróleo –, além da dificuldade do governo em manter elevado déficit orçamentário.

Nenhum comentário: