MACKENZIE 2003 - Chamamos de Cruzadas a uma série de expedições cristãs empreendidas contra os muçulmanos, no Oriente Médio. Elas tiveram início em 1095, quando o papa Urbano II anunciou uma expedição a Jerusalém, contra os muçulmanos, com a finalidade de libertar o Santo Sepulcro – o túmulo de Cristo. Luiz Koshiba Relacionam-se com o movimento Cruzadista:
a) a hegemonia muçulmana sobre os territórios europeus, o desenvolvimento das manufaturas nas cidades italianas de Gênova e Veneza e as crises do final da Baixa Idade Média.
b) a reabertura do comércio com o Oriente, o enriquecimento cultural das sociedades mediterrânicas e o renascimento urbano.
c) a vitória de Carlos Martel na batalha de Poitiers, o fortalecimento do império Bizantino e a força militar dos senhores feudais.
d) a reconquista da Península Ibérica, a pouca influência da Igreja católica na Europa central e a unificação do Estado italiano.
e) as epidemias da peste negra, que ocorreram nos séculos XI e XII da era cristã, o estímulo a uma economia não monetária e a reconstrução dos monumentos históricos da Antiguidade Clássica.
RESPOSTA:
Letra B.
As Cruzadas representam a contra-ofensiva cristã em
relação ao precedente avanço do Islão. E, embora não
tenham conseguido resconquistar efetivamente a
Terra Santa, reabriram o Mediterrâneo Ocidental (até então dominado pelos árabes) ao comércio europeu,
contribuindo para o Renascimento Comercial e
Urbano; ao mesmo tempo, enriqueceram a cultura
européia graças ao contato com as civilizações islâmica e bizantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário