ENEM 2013 - Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “a política dos governadores”. Em círculos concêntricos esse sistema vem cumular no próprio poder central que é o sol do nosso sistema.
PRADO, P. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
A crítica presente no texto remete ao acordo que fundamentou o regime republicano brasileiro durante as três primeiras décadas do século XX e fortaleceu o(a)
a) poder militar, enquanto fiador da ordem econômica.
b) presidencialismo, como o objetivo de limitar o poder dos coronéis.
c) domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa.
d) intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais.
e) isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.
RESPOSTA:
Letra C.
Nas primeiras décadas da República brasileira, o novo arranjo político que ficou conhecido como Política dos Governadores, ofereceu a estabilidade necessária para que as oligarquias regionais permanecessem no poder. Tal política consistia em complicado mecanismo em que o governo federal apoiava os grupos dominantes nos estados, que, em troca, orientavam os seus deputados e senadores a apoiarem as decisões do executivo em âmbito federal. Esse mecanismo permitiu que as oligarquias regionais permanecessem no poder durante todo período conhecido como República Velha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário