PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Questão de Geografia - UFRN 2017 - Os oceanos e mares têm importância para a superfície terrestre, pois interferem na dinâmica do clima

UFRN 2017 - Os oceanos e mares têm importância para a superfície terrestre, pois interferem na dinâmica do clima e atuam como uma espécie de estabilizador do fluxo de energia no planeta, armazenando vasta quantidade de radiação solar e liberando o calor apenas lentamente. Um exemplo dessa interferência é evidenciada quando ocorre o El Niño, fenômeno que consiste no 
A) resfriamento, acima do normal, das águas do Oceano Atlântico, nas proximidades do Equador, que contribui para o aumento dos índices pluviométricos de algumas regiões do planeta e para a ocorrência de estiagens em outras. 
B) aquecimento, acima do normal, das águas do Oceano Pacífico, nas proximidades do Equador, que contribui para o aumento dos índices pluviométricos de algumas regiões do planeta e para a ocorrência de estiagens em outras. 
C) aquecimento, acima do normal, das águas do Oceano Pacífico, nas zonas temperadas do planeta, que provoca enchentes no semiárido do Nordeste e estiagens na porção meridional do Brasil. 
D) resfriamento, acima do normal, das águas do Oceano Atlântico, nas zonas temperadas do planeta, que provoca secas no semiárido do Nordeste e enchentes na porção meridional do Brasil.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: