UFRN 2017 - Os oceanos e mares têm importância para a superfície terrestre, pois interferem na dinâmica do clima e atuam como uma espécie de estabilizador do fluxo de energia no planeta, armazenando vasta quantidade de radiação solar e liberando o calor apenas lentamente. Um exemplo dessa interferência é evidenciada quando ocorre o El Niño, fenômeno que consiste no
A) resfriamento, acima do normal, das águas do Oceano Atlântico, nas proximidades do Equador, que contribui para o aumento dos índices pluviométricos de algumas regiões do planeta e para a ocorrência de estiagens em outras.
B) aquecimento, acima do normal, das águas do Oceano Pacífico, nas proximidades do Equador, que contribui para o aumento dos índices pluviométricos de algumas regiões do planeta e para a ocorrência de estiagens em outras.
C) aquecimento, acima do normal, das águas do Oceano Pacífico, nas zonas temperadas do planeta, que provoca enchentes no semiárido do Nordeste e estiagens na porção meridional do Brasil.
D) resfriamento, acima do normal, das águas do Oceano Atlântico, nas zonas temperadas do planeta, que provoca secas no semiárido do Nordeste e enchentes na porção meridional do Brasil.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário