PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Questão PET - Faça uma breve pesquisa, na internet e/ou no livro didático, e caracterize:

2. Faça uma breve pesquisa, na internet e/ou no livro didático, e caracterize: 
a) Plano SALTE: 
b) Plano de Metas: 
c) Reformas de Base: 

RESPOSTA:

A) Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla "SALTE").

B) Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. Basicamente, a intenção era estimular o desenvolvimento da indústria leve no Brasil.

C) Propostas de mudanças consideradas necessárias à renovação das instituições socioeconômicas e político-jurídicas brasileiras que tinham como objetivo remover os obstáculos à marcha do processo de desenvolvimento do país. Essas propostas foram a base do programa de governo do presidente João Goulart (1961-1964), assumindo o caráter de bandeira política durante a fase presidencialista daquela gestão. As reformas consideradas prioritárias eram a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

Nenhum comentário: