PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Questão de História - (UFMG) (Adaptada) – Desde a Primeira Grande Guerra, o capitalismo concorrencial dava sinais de esgotamento.

2 – (UFMG) (Adaptada) – Desde a Primeira Grande Guerra, o capitalismo concorrencial dava sinais de esgotamento. A Crise de 1929, porém, constituiu um divisor de águas no que diz respeito à mudança da atuação do Estado na economia. Apresente e explique a principal mudança verificada na atuação do Estado na economia pós-1929.

RESPOSTA:
A principal mudança verificada é sentida na criação do New Deal (Novo Acordo) proposto por John Maynard Keynes, grande crítico do liberalismo econômico, que tem como objetivo ter um estado mais ativo na economia para superar os efeitos da crise, através de medidas como a criação de grande obras públicas para absorver os desempregados da crise, a criação da Administração para o Ajuste Agrícola, , com intuito de reduzir a produção agrícola mediante subsídios estatais, ou seja, sair da política do estado liberal para adoção de um estado interventor na economia. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...