PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Questão de História - (UFMG) (Adaptada) – Desde a Primeira Grande Guerra, o capitalismo concorrencial dava sinais de esgotamento

2 – (UFMG) (Adaptada) – Desde a Primeira Grande Guerra, o capitalismo concorrencial dava sinais de esgotamento. A Crise de 1929, porém, constituiu um divisor de águas no que diz respeito à mudança da atuação do Estado na economia. Apresente e explique a principal mudança verificada na atuação do Estado na economia pós-1929.



RESPOSTA:
A ilustração informa que na crise de 1929 os principais prejudicados foram os próprios empresários, ao passo que na crise de 2008, para dela escapar, recorreram à demissão em massa, prejudicando os trabalhadores.

SEMELHANÇA: Entre os vários pontos em comum o candidato poderá destacar que: ambas as crises originaram-se nos Estados Unidos e se espalharam posteriormente para o restante do mundo. Ambas foram resolvidas a partir da intervenção do Estado sobre a economia. Ambas derivaram também da especulação financeira.

DIFERENÇA: Entre as inúmeras diferenças podem ser destacadas: a crise de 1929 teve maior impacto sobre as economias do que a de 2008. A crise de 1929 foi uma crise derivada da superprodução e do subconsumo e a de 2008 derivou de uma crise do sistema de financiamento imobiliário. A de 1929 ocorreu no contexto do entre - guerras, no âmbito do Liberalismo. Já a de 2008 ocorreu em período mais pacífico e no contexto do Neoliberalismo.