PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 14 de agosto de 2021

Questão de Filosofia - Leia os textos a seguir. Texto 1 Todos concordam que é muito louvável um príncipe

1 – Leia os textos a seguir. 
Texto 1 
Todos concordam que é muito louvável um príncipe respeitar a sua palavra e viver com integridade, sem astúcias nem embustes. Contudo, a experiência do nosso tempo mostra-nos que se tornaram grandes príncipes que não ligaram muita importância à fé dada e que souberam cativar, pela manhã, o espírito dos homens e, no fim, ultrapassar aqueles que se basearam na lealdade. 
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: DPL Editora, 2008. 

Texto 2 
Ao separar completamente a lógica da ação política dos fundamentos da moral, ele diz que “o Príncipe não é nem um livro moral, nem imoral; é apenas um livro técnico. 
CASSIRER, Ernst. O mito do Estado. Lisboa: Publicações Europa-América, 1961. 

A ética cristã medieval, as atitudes dos governantes e os Estados estão, todos, subordinados a uma lei superior e transcendente. A ética, sob a visão de Maquiavel, contrapõe-se a essa concepção afirmando que uma atitude não pode ser chamada de boa ou de má a não ser sob uma perspectiva histórica. Relacione os textos e explique em que consiste a separação entre ética e política no pensamento filosófico de Maquiavel. 

RESPOSTA
Em O Príncipe, Maquiavel defende a necessidade de se separar a moral do soberano da moral da sociedade. Suas ações têm valor por sua eficácia, sendo assim mesmo a crueldade ou a violência poderiam ser ações boas dependendo dos fins. Como dito no texto sua abordagem se desenha técnica e seu objetivo envolve a manipulação do poder do Estado. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...