PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 14 de agosto de 2021

Questão de Filosofia - Maquiavel denominou fortuna a metade da vida humana que não pode ser controlada pelo homem

2 – Maquiavel denominou fortuna a metade da vida humana que não pode ser controlada pelo homem. E identificou-a não a algo terrível, mas a uma bondosa deusa, possuidora da honra, da riqueza, da glória, do poder, ou seja, possuidora de todos aqueles bens aos quais os homens naturalmente almejam. Destarte, por ser mulher, a fortuna precisava ser seduzida, e, para tanto, bastaria que se apresentasse um homem de virilidade e coragem inquestionáveis. Um homem possuidor de virtú. O homem de virtú é capaz de seduzir a deusa fortuna, porque sabe o momento exato, criado por esta, para agir com sucesso [...] 

JUNIOR, Antonio de Freitas. O pensamento político de Maquiavel. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/ id/141333/R174-10.pdf?sequence=4. Acesso em: 23 mar. 2015. 
Com base no texto, explique a relação entre virtú e fortuna, segundo o pensamento político de Maquiavel?

RESPOSTA
Sendo pane importante da vida os acontecimentos que fogem do nosso controle ou previsão (Fortuna), se faz necessário que o príncipe reúna características necessárias para moldar situações e "fazer a própria sorte". Saber reconhecer os bons acontecimentos e se aproveitar deles, tentar evitar os maus acontecimentos e dobrá-los a seu favor. A Virtú envolve fazer o que for necessário conforme a circunstância.

Nenhum comentário: