PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Questão PET - Assinale as alternativas a seguir com V para as verdadeiras e F

1 - Assinale as alternativas a seguir com V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, JUSTIFIQUE as alternativas falsas. Observação: você deve justificar APENAS as alternativas que julgar falsas. 
a) ( ) Alguns fatos, ocorridos entre os séculos VIII e VII a.C., mudaram radicalmente a visão de mundo da sociedade grega, fazendo com que fossem definitivamente rejeitadas, de uma só vez, as interpretações míticas sobre o mundo. 
b) ( ) A organização das cidades-Estado gregas em póleis contribuiu decisivamente para o surgimento do pensamento filosófico, pois concentrou a decisão sobre os assuntos de interesse público nas mãos do imperador ou rei local. 
c) ( ) A moeda representa uma convenção humana, uma noção abstrata de valor que é deliberada pelos homens, e estabelece a medida comum entre valores diferentes. Por este motivo, desempenha um papel importante no nascimento do pensamento racional.
d) ( ) Regra comum a todos, norma racional, sujeita a discussão e à modificação, a lei escrita passou a encarnar uma dimensão propriamente humana, ao retirar dos deuses e dos reis a prerrogativa do arbítrio.

Respostas: 
a) Falso: As interpretações míticas não foram rejeitadas de uma só vez após o surgimento da Filosofia. Inclusive não se pode dizer que essas narrativas foram completamente suplantadas nas sociedades gregas antigas.
b) Falso: - Ainda que nem toda polis grega tenha adotado a Democracia, de maneira geral a organização social da polis ampliou a possibilidade do debate de ideias entre membros da sociedade. - Não há correlação direta entre o surgimento do pensamento filosófico e a concentração da decisão sobre os assuntos de interesse público nas mãos de um soberano (rei ou imperador). 

c)  Verdadeira.
d) Verdadeira.

Nenhum comentário: