Questão 01 - UNIOESTE 2021 - As precauções baseadas na transmissão das doenças são elaboradas de acordo com o mecanismo de contágio das patologias, sendo classificadas em transmissão por contato, transmissão aérea por gotículas, transmissão aérea por aerossóis. Com base nisso, ao prestar assistência a um paciente com meningite meningocócica, além da precaução padrão, é CORRETO o profissional de saúde utilizar a precaução:
A) para gotículas.
B) de contato.
C) para aerossóis.
D) de contato e de aerossóis.
Questão 02 - VUNESP 2019 - As meningites bacterianas são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido à sua gravidade e capacidade de causar surtos. Na ocorrência de um caso de meningite meningocócica, as medidas que devem ser adotadas para a prevenção de casos secundários correspondem a
Alternativas
A) vacinar todos os moradores da região onde ocorreu o caso.
B) identificar e tratar os portadores sadios, para que não venham a adoecer.
C) prover o estoque de antibióticos para uso em possíveis novos casos.
D) administrar quimioprofilaxia medicamentosa nos contatos próximos do caso.
E) levantar a situação vacinal dos moradores da região onde ocorreu o caso.
Questão 03 - GUALIMP 2019 - A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. Seu período de transmissibilidade:
A) Persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, a bactéria é eliminada da nasofaringe após 24 horas de antibioticoterapia adequada.
B) É de 2 a 5 dias após o início dos sintomas.
C) Para efeito de controle, considera-se que o período de transmissão se estende do 5º dia após a exposição do doente até a 3ª semana posterior.
D) Em média, até duas semanas após o início dos sintomas. A antibioticoterapia adequada elimina, na maioria dos casos.
Questão 04 - PUC-PR 2017 - A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta no formato de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave. A respeito da doença meningocócica, é INCORRETO afirmar que
A) a transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.
B) o período de transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe.
C) geralmente o meningococo desaparece da nasofaringe após 24 horas de antibioticoterapia adequada.
D) em lactentes e crianças, o sinal que sempre está presente nos casos de meningite meningocócica é a rigidez de nuca. E todas as pessoas são suscetíveis de contrair a doença meningocócica, entretanto o grupo etário de maior risco são as crianças menores de 5 anos de idade.
Questão 05 - UFRN 2003 - A meningite meningocócica é considerada manifestação de moléstia geral, que pode produzir endocardite, artrite, nasofaringite e sepse. Sua transmissão se dá
A) por contato direto com o paciente ou portador e, de forma indireta, por veículos como água, alimentos, frutas, verduras, leite, mariscos contaminados com o bacilo de Eberth.
B) pelo contato direto com as secreções nasofaríngeas dos indivíduos infectados e por meio de perdigotos expedidos por estes.
C) pelo contato direto e indireto com roedores ou outros mamíferos infectados por portadores, em que 50% dos casos são devidos a contatos com os roedores e seus dejetos.
D) pelo contato indireto, uma vez que não se evidencia transmissão por meio do contato direto com pessoas infectadas.
GABARITO
01 - A
02 - D
03 - A
04 - D
05 - B
Nenhum comentário:
Postar um comentário