PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Sun Belt ou Cinturão do Sol

Sun Belt, ou Cinturão do Sol, é a região onde se concentram as novas áreas industriais criadas principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que se diferenciaram da tradicional industrialização do Nordeste por uti lizar novas tecnologias, como a informática, a biotecnologia, a indústria aeroespacial e a microeletrônica, tí picas da Terceira Revolução Industrial.

As regiões Sul e Oeste do país beneficiaram-se dessa descentralização industrial, gerada pela busca de novas áreas que oferecessem menor custo de produção e uma mão de obra mais barata e qualificada. Os estímulos do governo e a descentralização da indústria bélica também foram fundamentais para a mudança de localização das indústrias.

Os centros dessas novas áreas industriais estão localizados nos estados do Texas (Sul), Flórida (Sudeste), Washington (Nordeste) e Califórnia (Oeste). Na costa oeste, no estado da Califórnia, destaca-se o Vale do Silício, assim chamado porque a principal matéria-prima utilizada para o funcionamento de suas indústrias é o silício — empregado na construção de chips para computadores.

No Vale do Silício, uma grande região ao sul da baía de São Francisco, que abrange as cidades de Palo Alto, Santa Clara, San Jose e Cupertino, a partir da década de 1950, foram instaladas indústrias com o objetivo de gerar novas tecnologias e produtos nas áreas de microeletrônica e informática. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo nasceram nessa região: Apple Inc., Altera, Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Intel, Hewlett-Packard (HP) e Microsoft. O pioneiro dos parques tecnológicos do Vale do Silício foi o Stanford Research Park, localizado na cidade de Palo Alto, onde se encontra o campus da Universidade de Stanford, próximo às cidades de San Jose e de São Francisco.

Na Califórnia, destacam-se, ainda, as cidades de São Francisco, pelas indústrias de informática e tecnologia de ponta, e Los Angeles, com indústrias especializadas em peças de avião, sondas espaciais, foguetes, eletrônicos, químicos, entre outros.

Na costa oeste, também há grandes centros industriais, como Seattle, no estado de Washington, sede atual da Microsoft, com indústrias de software, biotecnologia e “tecnologia verde”, e Portland, no Oregon, com indústrias de madeira e eletrônicos.

Na cidade de Everett, no estado de Washington, está a maior fábrica de aviões do mundo, a Boeing, cuja sede fica em Chicago, no estado de Illinois.

As indústrias aeroespacial e militar vêm se expandindo para o centro-oeste, principalmente para os estados de Utah e do Arizona.

No Sul, sobressai o estado do Texas, com importantes indústrias petrolíferas, petroquímicas, farmacêuticas, de tecnologia de ponta e aeroespacial, principalmente. Na cidade de Houston está o Centro Espacial Lyndon B. Johnson, que comanda os voos tripulados da Nasa, a agência espacial do país. Austin, a capital do estado, ganhou o apelido de “colinas do silício” por abrigar um parque tecnológico de indústrias de eletrônica e de informática ligado à Universidade do Texas. Aí estão empresas como a Dell e a IBM.

O estado da Flórida, um importante polo turístico, produz computadores, eletrônicos e equipamentos de transportes, além de abrigar o Centro Espacial Kennedy (Nasa), no cabo Canaveral.

Entre outros estados do Sul e Sudeste, destacam- -se a Luisiana (polo petroquímico), a Geórgia (indústrias farmacêuticas e de refrigerantes) e o Alabama (indústrias siderúrgicas).

Atualmente, seguindo uma tendência mundial, as empresas procuram instalar-se em áreas que reú nam mão de obra mais barata e qualificada, pouca organização sindical, isenção fiscal e menor custo de produção. Nas últimas décadas, estabeleceram-se em áreas com tais características indústrias de tecnologia de ponta, com parques científicos, principalmente nos estados de Wisconsin, Ohio, Delaware e Massachusetts. Observe o mapa abaixo.


Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...