PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Questão de Geografia - Muitos cientistas afirmam que o aumento das temperaturas médias da Terra

Muitos cientistas afirmam que o aumento das temperaturas médias da Terra tem sido provocado pelas ações humanas, sobretudo a partir da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e atividades agropecuárias. Leia o texto abaixo e, em seguida, observe o gráfico das temperaturas médias globais entre 1900 a 2000.

O que são mudanças climáticas?

O clima da Terra vem mudando ao longo da história, sendo que nos últimos 650 mil anos o planeta passou por sete ciclos de avanço e recuo glacial. A última Era do Gelo, que ocorreu há 7 mil anos, teve um fim abrupto e marcou o início da era moderna do clima e da civilização humana. [...] As mudanças climáticas podem ser ocasionadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Porém, o IPCC [Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas] afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem ao longo dos últimos 250 anos.
O QUE são mudanças climáticas? eCycle. 
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/ article/63-meio-ambiente/3177-o-que-sao-mudancas-climaticas.html. Acesso em: 26 abr. 2018.

a) Com base na discussão acima, podemos afirmar que as mudanças climáticas atuais são provocadas apenas por influência humana? 

b) Podemos afirmar que as temperaturas médias da Terra estão aumentando baseando-nos apenas nos dados apresentados pelo gráfico? 

c) Podemos afirmar que há um consenso entre os integrantes da comunidade científica a respeito da influência humana como uma das principais causas das mudanças climáticas atuais? 

RESPOSTA:
a) Não. O texto indica que as mudanças climáticas podem ser ocasionadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Ao longo da história da Terra, o clima vem mudando entre períodos mais quentes e mais frios, provocando um ciclo natural de avanço e recuo glacial. Dessa forma, as mudanças climáticas podem ocorrer no planeta independentemente da influência humana. 

b) Não. O gráfico ilustra o levantamento de dados entre 1900 a 2000, ou seja, são apenas 100 anos de registro. O período representa um recorte muito pequeno, se considerar a história do planeta Terra. 

c) Não. O texto indica que há 90% de certeza de que as mudanças climáticas estão sendo provocadas pela influência humana. No entanto, também podem ser provocadas por fatores naturais.

Nenhum comentário: