PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Questão de História - Leia o texto para responder às questões.

Leia o texto para responder às questões.

A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. [...]

Nem paz nem guerra, e sim um equilíbrio de forças entre os blocos, baseado no poder de mútua destruição. Desaparecia a política como interlocução. [...] É precisamente isso que aconteceu: a arma da lógica foi substituída pela lógica das armas. ARBEX JÚNIOR, José. Guerra Fria: o Estado terrorista. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. p. 10. 

a) Quais são os blocos a que o texto se refere? 
b) Por que, segundo Raymond Aron, a guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível? 
c) Como se garantia o equilíbrio de forças que caracterizou a Guerra Fria?

RESPOSTA:
a) O texto refere-se aos blocos capitalista e socialista, que protagonizaram a intensa disputa política e ideológica que marcou os anos da Guerra Fria. 

b) A eclosão da guerra era improvável porque o poder de destruição das potências era tão grande que uma guerra generalizada levaria o planeta à destruição total. A paz era impossível porque os interesses e os projetos em disputa eram inconciliáveis, e a vitória de um significaria necessariamente a destruição do outro. 

c) O equilíbrio de forças se baseava no terror nuclear, ou seja, na capacidade real que as duas potências tinham de destruir o planeta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom.