PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Questão de História - A reportagem menciona uma rede de escolas existente em diversas cidades de Israel (entre elas, Tel Aviv)

A reportagem menciona uma rede de escolas existente em diversas cidades de Israel (entre elas, Tel Aviv) que aceita tanto estudantes israelenses como palestinos. Utilizando seus conhecimentos a respeito da questão judaico-palestina, explique o papel que uma rede de escolas como essa tem no cotidiano das pessoas que vivenciam o conflito.

RESPOSTA:
Numa região que sofre com esse conflito há décadas, a existência de escolas desse tipo é algo importantíssimo. As populações de determinado local muitas vezes não concordam com o conflito organizado e incentivado entre governos, entre nações ou entre grupos nacionalistas. As grandes questões que dividem governos e fazem nascer as mais diversas formas de embates políticos, econômicos e militares dentro das grandes esferas de poder muitas vezes não fazem sentido para as pessoas civis que vivem nos locais de conflito. Há reportagens que mostram que muitos jovens na Faixa de Gaza, por exemplo, desejam o fim do conflito sem “torcer” para nenhum lado; eles só desejam alcançar a paz e obter melhores oportunidades de vida e de trabalho em seu cotidiano. Para as crianças que frequentam essas escolas a situação é semelhante: a paz, o respeito entre grupos diferentes e a tolerância são valores incentivados entre elas, para que essas novas gerações adquiram uma postura solidária diante de conflitos.

Nenhum comentário: