PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Questão de História - Sobre a Primeira Guerra Mundial, faça o que se pede nos itens a seguir.

Sobre a Primeira Guerra Mundial, faça o que se pede nos itens a seguir. 
a) Estabeleça relações entre o imperialismo e a eclosão da Primeira Guerra Mundial. 
b) Explique qual foi o papel dos Estados Unidos na Primeira Guerra e os resultados, para o país, de sua participação no conflito. 
c) O que o Tratado de Versalhes estabeleceu? Quais foram as consequências desse tratado para a Alemanha? 
d) Comente as mudanças ocorridas no mapa da Europa após a Primeira Guerra Mundial.

RESPOSTA:
a) O Império Britânico foi perdendo a supremacia econômica mundial para o rápido crescimento industrial do Império Alemão. Entre a França e a Alemanha havia uma disputa pela região da Alsácia-Lorena. Além disso, as competições entre França, Grã-Bretanha e Alemanha por colônias na África também geraram rivalidades.

b) No início, os Estados Unidos se mantiveram neutros, fornecendo dinheiro, armas e artigos manufaturados aos países da Entente. Porém, em abril de 1917, ataques de submarinos alemães aos navios estadunidenses serviram de pretexto para que os Estados Unidos entrassem na guerra, ao lado da França e da Grã-Bretanha. Ao fim do conflito, os Estados Unidos tornaram-se a maior potência mundial. 

c) O Tratado de Versalhes, de julho de 1919, encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Pelo tratado, a Alemanha foi responsabilizada pelo conflito e perdeu todos os seus territórios coloniais, além de ser obrigada a devolver as regiões mineradoras da Alsácia-Lorena à França e a pagar indenizações de guerra aos vencedores. 

d) Após a guerra, o mapa político da Europa foi todo redesenhado, com o desaparecimento dos Impérios Austro-Húngaro, Turco-Otomano e Russo. Com a queda desses impérios surgiram vários novos países.

Nenhum comentário: