PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Texto e Atividades de História: ARTE NACIONALISTA

O movimento modernista, que despontou no Brasil nos anos 1920, esforçou-se por recuperar as raízes da cultura brasileira e expressar, na arte, os traços fundamentais da identidade nacional. O fato de o ideal nacionalista aproximar o Estado Novo da estética modernista levou o governo de Vargas a patrocinar e divulgar muitos artistas, como o paulista Candido Portinari.

Esse artista aproximou-se dos modernistas e desenvolveu uma pintura marcada por temáticas sociais, como a tela Café, produzida em 1935, dois anos antes da instauração do Estado Novo. Observe a obra e realize as atividades a seguir em dupla.




1  - Note que a pintura de Portinari está dividida em três planos distintos. O que está representado em cada um desses planos? 
2 -  Qual desses três planos é o mais importante para compreendermos a temática da obra? Por quê? 
3  - Portinari representa a produção cafeeira por meio dos trabalhadores envolvidos no processo e da ação que eles realizam. Indique quais são os principais elementos representados na tela e levante uma hipótese: por que o artista decidiu representar a lavoura de café dessa maneira? 
4  - Quais temas e valores defendidos pelo governo de Getúlio Vargas podem ser identificados nessa pintura de Portinari?

RESPOSTAS:
1. No terceiro plano, vemos a lavoura de café, ocupando um espaço menor na tela. Esse é o espaço da atividade econômica. No segundo plano vemos vários trabalhadores (homens e mulheres) colhendo, ensacando e transportando sacas de café. Esse é o espaço do trabalho e do controle do trabalho. Em primeiro plano, vemos dois homens carregando sacas de café na cabeça, ao lado uma mulher sentada (lado esquerdo) e um homem com um balde (lado direito). Esse é o espaço do trabalho e do trabalhador, que aparece com destaque. 

2. Na maioria das vezes, o primeiro plano é o mais importante da pintura, porque é para ele que o olhar do observador se dirige primeiro. Nessa pintura de Portinari, até mesmo as dimensões exageradas das figuras humanas no primeiro plano deixam em evidência que o trabalhador é a temática da obra. 

3. A pintura representa a produção de café, colocando em destaque o trabalhador e o trabalho envolvido nesse processo. A plantação de café aparece no terceiro plano, ao fundo. O maior destaque está no trabalhador (representado no primeiro e no segundo planos) e no trabalho, que aparece principalmente na ação da colheita, no ensacamento e no carregamento do café. Os trabalhadores chamam atenção pelas formas aumentadas (pés e mãos avantajados) dos seus corpos, remetendo à força e à importância do trabalho humano. A terra ocupa grande parte da cena e os pés dos trabalhadores parecem fincados nela, ressaltando a relação entre ambos e sua importância para a sociedade. Essa escolha demonstra que, para o artista, o aspecto mais importante da economia e da produção de um país são os trabalhadores e o trabalho que eles executam, responsáveis pelos produtos finais que depois são comercializados. 

4. A imagem do trabalhador brasileiro. Na tela Café, o trabalhador aparece como protagonista. Sua imagem tem um caráter heroico, idealizado. Esses aspectos aproximam a visão do artista à visão que o governo Vargas divulgava em seu material de propaganda. O intuito do governo Vargas era justamente valorizar a figura do trabalhador. 

Nenhum comentário: