PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Questão de Geografia - A Lua é um satélite, porque, além do movimento de rotação (em torno de seu próprio eixo),

A Lua é um satélite, porque, além do movimento de rotação (em torno de seu próprio eixo), realiza o movimento de translação ao redor de um planeta – a Terra. O tempo de duração desses dois movimentos é praticamente o mesmo (cerca de 29 dias). É por isso que sempre vemos a mesma face (o lado visível) da Lua. No entanto, a quantidade da superfície que podemos ver – a fase da Lua – depende da posição desse astro em relação ao planeta e ao Sol.
a) No início deste Capítulo, você conheceu o que é um satélite artificial. Por que a Lua é considerada um satélite natural da Terra? 
b) Quantas são as fases da Lua? Quais são elas? 
c) Em qual das fases a Lua não é visível? Por quê? 
d) Por que motivo sempre vemos a mesma face da Lua?


RESPOSTA:
 a) A Lua é um satélite natural da Terra porque sua formação decorre de fenômenos naturais e ela orbita ao redor do planeta. 

b) São quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. 

c) A Lua não se mostra visível para nós durante a fase da Lua nova, quando está alinhada entre o Sol e a Terra, de forma que somente sua face voltada para o Sol é iluminada. 

d) Vemos sempre a mesma face da Lua, já que o tempo de duração de seu movimento de rotação é praticamente igual ao tempo de duração de seu movimento de translação.

LEIA TAMBÉM: 

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - 

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom.ajuda muito por que eu estava com dificuldade nessa tarefa.