PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Questão de História - No cartaz do filme A ameaça vermelha, vemos o personagem principal da trama.

No cartaz do filme A ameaça vermelha, vemos o personagem principal da trama. O que você acha que as fotografias do personagem e o estilo do cartaz podem causar nos espectadores? Por quê? O que isso tem a ver com a Guerra Fria?
Cartaz do filme estadunidense The red menace (A ameaça vermelha, no Brasil), lançado em 1949. O filme conta a história de um jovem ligado ao partido comunista nos Estados Unidos que passa a ser perseguido por membros do partido. Hoje, esse filme é analisado criticamente por historiadores e outros estudiosos e é interpretado como uma espécie de propaganda contra o comunismo, já que retrata os membros do partido de forma caricata.

RESPOSTA:
É possível dizer que o cartaz, que traz o título do filme em uma fonte vermelha, de estilo impactante, foi feito para “assustar” os espectadores dos Estados Unidos. Tanto a fotografia do personagem principal (o jovem, à direita) como a da jovem à esquerda (que interpreta a namorada do rapaz) procuram mostrar que ambos eram “perseguidos” pelos comunistas e estavam com medo. A expressão na face dos dois jovens, no cartaz, e a posição em que eles foram fotografados (ela olhando para trás, com medo de serem capturados) mostram isso.

Nenhum comentário: