PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Questão de Sociologia - Analise cada uma das perspectivas da Sociologia clássica e aponte as diferenças entre Durkheim, Marx e Weber sobre o tema.

Analise cada uma das perspectivas da Sociologia clássica e aponte as diferenças entre Durkheim, Marx e Weber sobre o tema.

RESPOSTA:
A relação entre indivíduo e sociedade é um dos temas clássicos da Sociologia. Para Durkheim, essa relação é marcada pela primazia da sociedade sobre a conduta individual: são as normas e regras coletivas que determinam o modo pelo qual os indivíduos atuam na sociedade. Para Weber, o indivíduo constrói a estrutura social com suas escolhas e ações racionais. Desse modo, desloca-se a primazia da sociedade para o indivíduo. Já Marx entende que a relação entre indivíduo e sociedade é dialética, determinada pelas condições materiais de existência. O que indica o grau de autonomia individual diante das estruturas é sua inserção de classe: a primazia não se encontra na sociedade ou no indivíduo, mas nas condições materiais e de existência.

Nenhum comentário: