PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Questão de História - E hoje? Em quais circunstâncias os indivíduos adotam comportamento semelhante a

E hoje? Em quais circunstâncias os indivíduos adotam comportamento semelhante a esse apontado por Marean como responsável pelo sucesso do Homo sapiens?

RESPOSTA:
Marean aponta como “perturbadora” a explicação que destaca os grupos vistos como concorrentes e acabaram exterminados pelos sapiens e que foi “por isso que evoluíram”. Essa visão “perturbadora” pode ser útil ao professor para discutir a teoria de que grupos humanos são geneticamente programados para eliminar grupos concorrentes, quando vivem uma situação de escassez de recursos, e que pode ser usada para legitimar perseguições xenófobas e genocídios. É uma atividade que possibilita apresentar os procedimentos básicos da pesquisa científica ao estudante e, espera-se que ele entenda o que é um problema acadêmico, o que são métodos de pesquisa e hipóteses. O estudante deve ainda compreender que a produção científica pode se tornar instrumento político e que o cientista deve estar sempre atento. Essa última questão pode ser amplamente explorada em atividades interdisciplinares com Biologia. Caso julgue interessante, explore com os estudantes as teorias eugênicas, como as do italiano Cesare Lombroso, que, no final do século  XIX, defendeu haver relação entre características físicas, capacidade cognitive caráter, e aborde o atual cenário de crescimento da xenofobia em um contexto de crise econômica global.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...