PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Manufacturing Belt ou Cinturão Fabril

Essa região que se estende do nordeste dos Estados Unidos até os Grandes Lagos, onde se iniciou a industrialização do país, forma atualmente a maior concentração urbano-industrial do mundo, embora tenha precisado se adaptar a novas tecnologias e a novos fatores locacionais da Terceira Revolução Industrial.

O Manufacturing Belt era composto de indústrias típicas da Primeira e da Segunda Revolução Industrial — indústrias de bens de produção, bens intermediários e bens de consumo duráveis. Em virtude da decadência de muitas delas, passou a ser chamado Rust Belt (Cinturão de Ferrugem).

Em Detroit, que já foi considerada a capital do automóvel, estão as sedes das principais montadoras de automóveis dos Estados Unidos, mas, atualmente, a cidade se encontra em franca decadência.

Nos últimos anos, muitas indústrias da Terceira Revolução Industrial, como as de informática, biotecnologia e robótica, têm se instalado no Cinturão Fabril.

Em virtude do grande número de siderúrgicas, Pittsburg ainda é conhecida como “a cidade do aço”, mas muitas delas, extremamente poluidoras, foram substituídas por indústrias de alta tecnologia. Fora do Japão, a cidade de Pittsburg é uma das maiores produtoras de equipamentos robóticos do mundo. Sua produção de aço, atualmente, não se destina à exportação; as siderúrgicas locais trabalham agora com um tipo de aço usado pela indústria automobilística nacional.

Boston, capital de Massachusetts, é uma cidade antiga (1630) e tradicional. Tornou-se o centro de um parque tecnológico denominado Rota 128 (em inglês Route 128), que concentra, principalmente, empresas do setor de eletrônica, influenciadas pelas universidades da região, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard University. Esse parque tem ainda indústrias bélicas, de equipamentos médicos e de biotecnologia.

Outro parque tecnológico, localizado na costa leste do país, é o Research Triangle Park (RTP), no estado da Carolina do Norte, criado ao redor de três universidades: Duke University, North Carolina State University e University of North Carolina. Concentra aproximadamente cem empresas, que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Nenhum comentário: