PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Os tecnopolos

Apesar da tendência de dispersão, os novos fatores locacionais fizeram surgir um novo tipo de concentração industrial: os tecnopolos ou parques tecnológicos.

O tecnopolo é um centro industrial e tecnológico que reúne, em um mesmo local, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como universidades e empresas de alta tecnologia. Na era dos tecnopolos, um novo “capital” é muito valorizado: o capital intelectual. Por isso a universidade é fundamental nesses locais. Não existe aí uma cadeia industrial baseada na complementação de produtos, mas uma produção em que o principal capital é o conhecimento. Uma infraestrutura de infovias (fibra óptica, internet banda larga) com um bom sistema de comunicação é essencial para a instalação de um tecnopolo.

Os Estados Unidos, a Inglaterra, a França e o Japão foram, nas décadas de 1960 e 1970, os pioneiros na implantação dos Parques de Ciência e Tecnologia. Os primeiros parques tecnológicos foram o Vale do Silício, na Califórnia, que teve origem na Universidade de Stanford, e a Rota 128, na região de Boston, Massachusetts, no fim da década de 1950 e início da década de 1960. Na Europa, os pioneiros foram Sophia-Antipolis, na França, e Cambridge, no Reino Unido, no início dos anos 1970. No Japão, destaca-se o parque tecnológico de Tsukuba, implantado de 1968 até a década de 1980.

No Brasil, existem tecnopolos criados em torno da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC-SP), do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, do Instituto de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) e de uma unidade da Embrapa. Em São José dos Campos, o chamado “tecnopolo aeroespacial” formou-se em torno do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Centro Tec nológico Aeroespacial (CTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto de Aero náutica e Espaço, da Embraer, da Avibras e da Agência Espacial Brasileira.

Outras instalações importantes são o tecnopolo de São Carlos (SP), o Parque Tecnológico de Belo Ho rizonte (MG), o Tecnopolo de Londrina (PR), o Tec nopolo Farmacêutico e Biotecnológico do Pernam buco, em Petrolina (PE), o Centro de Biotecnologia da Amazônia, em Manaus (AM), e o Tecnopolo do Petróleo na ilha do Fundão, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

Nenhum comentário: