PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Localização industrial: concentração e dispersão

As indústrias mais tradicionais, como a metalúrgica, a automobilística e as indústrias de bens de consumo, características da Segunda Revolução Industrial, estão mais atreladas a fatores como capital, fontes de energia, matéria-prima, transportes, comunicações, água, incentivos fiscais e mercados consumidores. As indústrias da Terceira Revolução Industrial, na maioria das vezes, demandam mão de obra qualificada, centros de pesquisa e universidades para a sua instalação.

Essas diferenças originaram dois principais padrões de localização industrial: a concentração industrial e a dispersão industrial.

A concentração industrial ocorreu logo no início da industrialização, quando apenas alguns países realizaram a Revolução Industrial, muitas vezes ao lado de jazidas minerais e em áreas próximas a cursos de rios, por exemplo. Seguindo a lógica de que “indústria atrai indústria”, áreas já industrializadas eram a escolha para a instalação de várias outras empresas.

Algumas dessas áreas continuam ativas, com menor densidade de fábricas ou substituição por indústrias da Terceira Revolução Industrial, como em algumas regiões do nordeste dos Estados Unidos. Entretanto, outras entraram em decadência, como a região de Detroit, também nos Estados Unidos.

Após a Terceira Revolução Industrial, é possível observarmos a tendência de dispersão industrial, ou seja, o movimento de saída de empresas de áreas altamente industrializadas. A dispersão industrial tem sido mais rápida em escala regional e local, embora ocorra também em escala global.

As empresas têm saído das áreas mais industrializadas para evitar problemas como o alto preço dos terrenos, os impostos pesados, a mão de obra mais cara, o congestionamento e a poluição. A dispersão industrial tem como consequência a descentralização do capital, do mercado de trabalho e do consumo. Com essa mudança, cidades médias estão crescendo tanto no Brasil como no mundo, pois algumas indústrias optam por sair das metrópoles e cidades maiores em busca de menores custos em cidades menores.

O processo de dispersão industrial, em escala global, está ligado a dois tipos de industrialização: a industrialização clássica (séculos XVIII e XIX) e a tardia, dos Novos Países Indus trializados (séculos XX e XXI).

Além dos dois tipos de industrialização citados acima, ainda há um terceiro, que ocorreu nos países socialistas, dentro da política de economia planificada. Essa industrialização também foi tardia, já que ocorreu no século XX.

Nenhum comentário: