Unimodal. O transporte é feito por meio de um único veículo e com o mesmo contrato de serviço até o destino final.
Sucessivo. Utiliza veículos diferentes de um mesmo modal, com mais de um contrato.
Segmentado. A carga é transportada por vários veículos de diferentes modais e com contratos diversos.
Multimodal. Utiliza diferentes veículos de diversos modais, porém com um único contrato de serviço.
Essas formas de deslocamento fazem parte de um conceito mais amplo, que reflete o papel dos transportes na globalização: o conceito de logística, como é utilizado atualmente em gestão de empresas. Criado a princípio por causa da necessidade de organizar o abastecimento de ração, armamentos e munições dos militares, em economia tem hoje um sentido muito mais amplo.
Podemos considerar logística um conjunto de atividades que permite o planejamento de armazenagem, circulação (transportes) e distribuição de produtos. Tem como principal objetivo criar meios para entregar os produtos de forma segura e adequada ao destino final no tempo mais curto possível, reduzindo os custos.
O transporte é o principal componente desse tipo de logística, que também inclui as telecomunicações, a informática e o armazenamento. A logística deve seguir alguns parâmetros. Os principais são: custo, tempo e qualidade.
A escolha do modal de transporte também obedece a outros parâmetros, como o preço do frete, a disponibilidade de horários, a extensão do trecho a ser percorrido e a duração do percurso. Para um melhor resultado, utiliza-se atualmente o geoprocessamento Geographic Information System (GIS) com base no cruzamento de informações e na Cartografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário