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terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A matriz dos transportes na Europa

O continente europeu conta com uma complexa e bem estruturada rede de transportes. O litoral extremamente recortado, com mares costeiros e fechados, penínsulas, ilhas, golfos e cabos, sempre possibilitou uma intensa e importante navegação ao longo da costa europeia. O mar Mediterrâneo, por exemplo, foi fundamental na história do continente e continua sendo importante rota de navegação.

Os principais portos marítimos da Europa são: Roterdã (Países Baixos), ligado por um canal ao mar do Norte; Marselha (França) e Gênova (Itália), no mar Mediterrâneo; Le Havre (França), no canal da Mancha e Odessa (Ucrânia), no mar Negro.

Com uma ótima rede de ferrovias e rodovias, o continente europeu também aproveita muito bem seus recursos fluviais, apesar de não dispor de rios muito extensos. Merece destaque o sistema formado pelos rios Schelde, Mosa, Weser e Elba, onde está o porto de Hamburgo (Alemanha), integrado com a navegação costeira do mar Báltico e do mar do Norte.

Outras hidrovias fundamentais para as regiões que percorrem são os rios Reno e Danúbio. Desde o final de 1992, as duas principais hidrovias da Europa estão interligadas pelo canal Reno-Meno-Danúbio, que conecta o mar Negro ao mar do Norte. Veja o mapa a seguir.
Os portos fluviais de maior destaque encontram- -se em Londres (rio Tâmisa), Paris (rio Sena) e Liège (rio Mosa), entre outras cidades.

No transporte ferroviário merecem destaque os trens de alta velocidade TGV (França), AVE (Espanha), Intercit (Bélgica-Holanda-Alemanha), Direttissima (Itália, no trecho entre Florença e Roma), Cisalpino (norte da Itália-Suíça) e Thalys (Paris-Bruxelas-Amsterdã-Colônia). Moderna obra de engenharia, inaugurada em 1994, o Eurotúnel, com 50 km de extensão (37 km sob as águas do canal da Mancha), liga Calais (França) a Dover (Reino Unido). Por ele circula o Eurostar, trem de alta velocidade que percorre os trajetos Paris- -Londres e Bruxelas-Londres.

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