PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A matriz dos transportes na América

A matriz dos transportes na América A América do Norte conta com um sistema de transportes bem estruturado, no qual todos os modais estão representados. Vale ressaltar o papel do transporte ferroviário e da navegação fluvial na conquista de grande parte dessa porção do continente americano, principalmente do território hoje ocupado pelos Estados Unidos e pelo Cana dá, países desenvolvidos e de dimensões continentais.

As ferrovias levaram o povoamento de origem europeia ao oeste desses dois países, promovendo a formação de cidades ao longo de seus trilhos. A construção de ferrovias transcontinentais possibilitou a integração das regiões litorâneas leste e oeste da América do Norte.

Hidrovias, como a da bacia dos rios Mississípi-Missouri e a ligação dos Grandes Lagos (fronteira Estados Unidos-Canadá) com o oceano Atlântico, por meio do rio São Lourenço, também foram essenciais para a ocupação e o posterior desenvolvimento econômico das áreas ribeirinhas.

Apesar de contar com rodovias extensas e bem pavimentadas, essa parte da América do Norte não tem o transporte rodoviário como padrão de transporte de cargas, predominantemente realizado pelo modal ferroviário.

Quanto ao modal de transporte aéreo, apesar da crise no setor após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos ainda são os maiores usuá rios do mundo, tanto em voos nacionais como internacionais. Nesse país encontram-se os aeroportos mais movimentados do planeta em número de passageiros transportados. Além disso, as companhias aéreas estadunidenses contam com as maiores frotas entre as suas congêneres do mundo.

Apesar de não ser desenvolvido como seus vizinhos, o México conta com uma rede rodoviária bem aparelhada, com rodovias modernas, como a Autopista del Sol, que liga Cuernavaca a Acapulco, e as ligações Puebla-Oaxaca, Cidade do México- -Toluca, Campeche-Mérida, entre outras.

Os transportes marítimos têm importante participação no comércio exterior nesse subcontinente banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Entre seus principais portos marítimos podemos citar: Halifax e Vancouver (Canadá); Houston, Los Angeles, Nova Orleans, Nova York e São Francisco (Estados Unidos); Tampico e Vera Cruz (México).

A América do Sul ressente-se da falta de integração de seus sistemas de transporte. Além disso, não há uma efetiva ligação de suas áreas litorâneas, que em geral são as mais desenvolvidas economicamente, com o interior do subcontinente.

As ferrovias tiveram pequena participação como fator de povoamento e progresso, se comparadas às da América do Norte. As poucas e pequenas estradas de ferro existentes eram usadas para o transporte de produtos destinados às metrópoles. Há relativamente pouco tempo, as bacias hidrográficas começaram a ser aproveitadas para o transporte de mercadorias, porém de forma ainda insuficiente.

O Brasil, país mais extenso dessa parte do continente americano, tem como matriz de transportes o modal rodoviário.

Entre os portos marítimos, destacam-se: Santos, Rio de Janeiro, Paranaguá, Tubarão e Suape (Brasil); Buenos Aires e Bahía Blanca (Argentina); Valparaíso e Antofagasta (Chile); Cartagena (Colômbia); Maracaibo (Venezula); Guayaquil (Equador); Montevidéu (Uruguai).

Nenhum comentário: