PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Os povos dos sambaquis

Por volta de 11 mil anos atrás, a temperatura terrestre começou a se elevar, provocando o gradativo derretimento das geleiras e, consequentemente, o aumento do nível dos oceanos. Com essa mudança climática, muitos grupos instalaram-se no litoral, pois o oceano tornou- -se grande fonte de alimentos. Além de manter as atividades de caça e coleta, esses povos passaram a consumir peixes, moluscos e crustáceos.

As conchas dos mariscos que consumiam eram depositadas em locais determinados, formando montes que receberam o nome de sambaquis, palavra de origem Tupi-guarani (tamba, que significa concha, e ki, depósito). Os povos dos sambaquis tornaram-se, portanto, sedentários, mesmo desconhecendo a agricultura.

Sambaquis foram encontrados nas regiões Sul, Norte e Sudeste do Brasil, nos Estados Unidos, no Peru e no Chile. Alguns desses sambaquis têm mais de 8 mil anos. Arqueólogos encontraram importantes vestígios da presença humana nos sambaquis, como restos de alimentos (espinhas de peixes e ossos de animais) e de fogueiras, artefatos e zoólitos (esculturas em forma de animais da fauna local) feitos de pedra polida, além de marcas de moradias e de sepultamentos.

Nenhum comentário: