PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Agricultura maia

A agricultura era a principal atividade da economia maia. Os maias cultivavam vários produtos, como o abacate, o cacau, o feijão, a pimenta e o milho, o qual era considerado, não só por eles como também por grande parte dos povos da Mesoamérica, o mais importante alimento. Tão grande era sua importância que muitas celebrações e mitos foram criados em torno dele. Uma das narrativas do poema maia Popol Vuh, por exemplo, conta que os seres humanos foram criados por um Grande Deus que utilizou o milho como matéria-prima.

As técnicas de cultivo desenvolvidas pelos maias eram simples, prevalecendo o sistema de coivara, que consistia em derrubar a mata, queimar a vegetação original e, dias depois, fazer a semeadura. Para planejar as atividades agrícolas, os maias desenvolveram calendários bastante precisos, o que só foi possível porque possuíam conhecimentos avançados de matemática e astronomia.

Os calendários, porém, também tinham outra função, a religiosa. Assim, os rituais e as cerimônias eram associados aos ciclos terrestres e celestiais, que buscavam expressar a lógica divina para o Universo.

Influenciados pelas trocas culturais realizadas com outros povos mesoamericanos, os maias criaram um sistema de escrita que combinava desenhos e símbolos fonéticos, ou seja, símbolos que representam sons produzidos pela fala humana.

O declínio das cidades maias teria se iniciado por volta do ano 900, num processo que durou cerca de dois séculos. Uma das explicações para esse declínio é que mudanças climáticas teriam provocado longos períodos de estiagem. Outra hipótese é que as guerras entre as cidades maias podem ter colaborado para sua decadência. O motivo exato do abandono das cidades, contudo, ainda é objeto de controvérsias. É bem provável que a causa tenha sido uma combinação de fatores.

O declínio dos centros maias, no entanto, não implicou no desaparecimento dos povos maias, mas sim em sua reorganização em torno de centros mais simples. Populações de origem maia ainda vivem na região, concentradas principalmente no sul do México e na Guatemala.

Nenhum comentário: