PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Questão PET - Um dos problemas centrais que acompanhou o Rio de Janeiro, desde a sua fundação

2 - “Um dos problemas centrais que acompanhou o Rio de Janeiro, desde a sua fundação até a chegada da Família Real em 1808, foi a questão da água, tanto no que diz respeito à obtenção de água potável, ao escoamento das águas pluviais, quanto à drenagem e ao aterramento de regiões alagadiças. [...] Se, em 1808, o problema do abastecimento de água estava razoavelmente solucionado, o mesmo não se pode afirmar do seu escoamento. Antes da chegada da Família Real, a questão já era um problema e, à medida que a cidade aumentava, piorava. [...] Em uma época em que não existia sistema de esgotos nem, muito menos, de tratamento destes, havia apenas três soluções para o escoamento dos dejetos humanos no Rio de Janeiro. A primeira, utilizada pelas casas não tão abastadas, consistia em acumular o lixo no pátio da residência esperando que as chuvas tropicais o levassem. A segunda, e muito pitoresca, era a utilização de escravos que deveriam carregar os dejetos em tinas levadas às costas e despejá-los na Baía de Guanabara. [...] A terceira solução era derramar o lixo nas ruas que possuíam valas, ou nas próprias, e esperar que estas o levassem até o mar”. 
(Disponível em:
 http://www0.rio.rj.gov.br/arquivo/pdf/revista_agcrj_pdf/revista_cidade_familia%20real.pdf. Págs. 58-73. Acesso: 14 maio 2021). 

a) Quais os principais problemas enfrentados pela população carioca até a chegada da corte portuguesa, em 1808? 
b) Esses problemas ainda persistem nas cidades brasileiras, na atualidade? Justifique. 
c) Quais eram as formas utilizadas, no século XIX, para escoar os dejetos humanos?

RESPOSTA:
a) “Um dos problemas centrais que acompanhou o Rio de Janeiro, desde a sua fundação até a chegada da Família Real em 1808, foi a questão da água, tanto no que diz respeito à obtenção de água potável, ao escoamento das águas pluviais, quanto à drenagem e ao aterramento de regiões alagadiças. [...]
b) Sim. Várias cidades ainda enfrentam problemas com a falta de água potável e questões de saneamento básico.
c) ...havia apenas três soluções para o escoamento dos dejetos humanos no Rio de Janeiro. A primeira, utilizada pelas casas não tão abastadas, consistia em acumular o lixo no pátio da residência esperando que as chuvas tropicais o levassem. A segunda, e muito pitoresca, era a utilização de escravos que deveriam carregar os dejetos em tinas levadas às costas e despejá-los na Baía de Guanabara. [...] A terceira solução era derramar o lixo nas ruas que possuíam valas, ou nas próprias, e esperar que estas o levassem até o mar”.

2 comentários:

Unknown disse...

Amei a resposta
Obr

Anônimo disse...

Mt obrigada

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...