PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Questão PET - Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes

3 - Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as falsas: 
( ) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia. 
( ) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única. 
( ) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). 
( ) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes. 
( ) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.

RESPOSTA:
( F ) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia. 
( V ) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única. 
( V ) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). 
( V  ) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes. 
( F ) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.

Nenhum comentário: